segunda-feira, 6 de março de 2023

Suplementação de Nitrato nas atividades físicas.




O nitrato (NO3) é um tipo de ânion poliatômico que pode ser adquirido na forma inorgânica via dieta, através do consumo de beterraba, espinafre, aipo e rabanete. O caminho de absorção do nitrato dietético começa na cavidade bucal, onde parte do (NO3) presente nos alimentos entra em contato com a bactérias anaeróbias facultativas, ocasionalmente reduzindo o nitrito (NO2).

Além das questão esportivas, as ações fisiológicas do nitrato incluem melhoria da complacência vascular, redução da pressão arterial e redução de estresse oxidativo. 

O consumo crônico de nitrato em atividades físicas resultou uma melhoria na função energética, redução da fadiga, melhor eficiência e desempenho muscular. Existe diferenças de efeito do nitrato em diferentes indivíduos, porém qualquer melhoria de 0,6% já é considerado relevante nas atividades físicas. Vale ressaltar que o consumo de nitrato deve ser em um período de 120 à 180 minutos antes do exercício, tempo necessário para aumentar as concentrações de nitrito plasmático do corpo.

Escrito por estágiario : IAN KOICHI KONDO AGUILAR

Fontes:

https://www.hqcontent.com.br/amp/finalmente-entenda-sobre-o-uso-de-nitratos-no-esporte

https://scienceplay.com/pt-br/2022/02/05/suplementacao-de-nitrato-para-a-performance-no-endurance-science-play/

Nenhum comentário:

Postar um comentário