segunda-feira, 5 de junho de 2023

ZMA no ganho de massa muscular



ZMA é um tipo de suplemento que combina os minerais zinco e magnésio, que dão origem a sigla, e também vitamina B6. O nome, em inglês, é “zinc monomethionise aspartate”. Como durante a prática de atividade física acontece o desgaste não só físico, mas também de energia, esse tipo de suplemento oferece os nutrientes que mais são utilizados durante a prática de exercícios.

O ZMA é indicado como um dos melhores suplementos de pró-hormônios para quem está em busca de ganho de massa muscular. Esse tipo de suplemento melhora os hormônios anabólicos e oferece ainda mais força durante os treinos. Além disso, o ZMA melhora o sistema nervoso, equilibra os níveis de testosterona, ajuda na formação dos músculos, tem ação diurética, melhora o funcionamento do cérebro e auxilia em uma melhor imunidade.

O ZMA é formado por zinco, magnésio e vitamina B6. Cada um desses nutrientes oferece benefícios e são direcionados para um objetivo.

o zinco é um mineral de grande importância para o funcionamento do organismo, já que atua nas reações do metabolismo celular, como, por exemplo, nos processos fisiológicos. São muitas as pesquisas e estudos que apresentam benefícios em relação a suplementação de zinco, principalmente quando se trata da sua participação em estratégias para a defesa antioxidante de atletas e praticantes de atividades físicas. Vale dizer, ainda, que a deficiência de zinco no organismo pode causar aumento de infecções, danos neuropsicológicos e oxidativos, entre outros.

O magnésio é um mineral presente em uma série de alimentos que são comumente ingeridos, como vegetais escuros, oleaginosas, frutas secas, entre outros. O mineral participa de maneira ativa do metabolismo energético, da regulação dos transportadores de íons, da contração muscular, entre outros. A deficiência de zinco pode causar estresse oxidativo, já que se trata de uma importante substância antioxidante para o organismo. Para atletas e praticantes de atividades física, a suplementação com magnésio é bastante indicada, já que se perde quantidades elevadas de magnésio através do suor e da urina. O mineral ajuda na melhora da função celular.

A vitamina B6 é composta por ácido piridóxido, piridoxal, piridoxina, piriácido piridóxico, piridoxal, piridoxina, piridoxamina, piridoxina-5-fosfato e piridoxal-5-fosfato. A sua função principal está relacionada a metabolização de aminoácidos, síntese de neurotransmissores e produção DHA e EPA. De maneira geral, esse tipo de vitamina faz parte de mais de 100 reações diferentes do organismo e ainda ajuda na absorção de minerais.

A deficiência de vitamina B6 pode causar aumento do risco de problemas de saúde, como depressão, irritabilidade, insônia, doenças cardiovasculares, entre outros.

Os principais objetivos do consumo da suplementação de zinco é a proteção do sistema imunológico, melhora da qualidade do sono, regeneração muscular e defesa antioxidante do organismo.É importante destacar que o zinco e o magnésio participam da síntese de testosterona e   de hormônios do crescimento e, por isso, estão associados ao aumento da força e da massa muscular. Já a vitamina B6 está envolvida na produção de energia.A proposta da suplementação ZMA é, portanto, potencializar a síntese desses nutrientes no organismo de modo que atletas e praticantes de atividades física se beneficiem bastante, obtendo melhores resultados quando se trata de ganho de massa muscular e composição corporal.

Escrito pelos estagiários Erick Henare e Elis de Oliveira 

REFERÊNCIA  BIBLIOGRÁFICA   

1.Bohl CH, Volpe SL. Magnesium and exercise. Crit Rev Food Sci Nutr. 2002;42:533-563. 

2.Finstad EW, Newhouse IJ, Lukaski HC, Mcauliffe JE,Stewart CR. The effects of magnesium supplementation on exercise performance. Med Sci Sports Exerc. 2001;33:493-498. 

3.Williams MH. Dietary supplements and sports performance: minerals. J Int Soc Sports Nutr. 2005;2:4349. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário