terça-feira, 3 de setembro de 2024

A IMPORTANCIA DE ALIMENTOS ANTIOXIDANTES PARA COMBATER OS RADICAIS LIVRES



    



Você ja´deve ter ouvido falar sobre radicais livres, mas você sabe o que é ?

    Radicais livres são moléculas instáveis que contêm um ou mais elétrons desemparelhados, resultando em uma alta reatividade. Eles são produzidos naturalmente no corpo durante processos metabólicos normais, como a respiração celular, mas também podem ser gerados por fatores externos, como poluição, radiação UV, tabagismo, e consumo de alimentos industrializados.

    Essas moléculas reativas podem danificar células, proteínas e DNA, levando ao envelhecimento precoce e contribuindo para o desenvolvimento de várias doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares, e doenças neurodegenerativas.


Antioxidantes: A Defesa do Corpo

    Os antioxidantes são compostos que neutralizam os radicais livres, impedindo-os de causar danos ao corpo. Eles fazem isso doando um elétron para o radical livre, sem se tornarem instáveis, o que interrompe a reação em cadeia que poderia danificar células saudáveis. 

Onde encontramos os antioxidantes ? 

Em alimentos. alguns exempolos de Alimentos Ricos em Antioxidantes

Frutas Vermelhas: Morangos, framboesas, amoras e mirtilos são ricos em antocianinas, um tipo de antioxidante que combate inflamações e protege contra doenças crônicas.

Castanhas e Nozes: Contêm vitamina E, que protege as células do dano oxidativo.

Chá Verde: Rico em catequinas, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Cacau: O cacau puro é rico em flavonoides, que melhoram a saúde cardiovascular e reduzem a pressão arterial.

Couve e Brócolis: Vegetais crucíferos que contêm sulforafano, um composto que auxilia na desintoxicação do corpo.


Importância para a Saúde

    Manter uma dieta rica em antioxidantes é fundamental para proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres. Isso não só ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, mas também diminui o risco de várias doenças crônicas.


Referencias:

1. MENDES, Ana Paula Alves; PEREIRA, Rafaela Corrêa; ANGELIS-PEREIRA, M. C. Estresse oxidativo e sistemas antioxidantes: Conceitos fundamentais sob os aspectos da nutrição e da ciência dos alimentos. Tecnologia de Alimentos: Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos, v. 2, p. 296-312, 2020.

2. Santos, R.A., & Lima, E.S. (2013). Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, atividades antioxidantes e doenças associadas." Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Este estudo explora os conceitos de radicais livres e antioxidantes, abordando doenças relacionadas.

Estagiária: Stefany Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário