Para buscar um estilo de vida saudável, frequentemente ouvimos falar sobre a importância de regular o apetite e o metabolismo. Os dois hormônios fundamentais nesse processo são a grelina e a leptina.
•Grelina: Conhecido como o "hormônio da fome", estimula o apetite e aumenta a ingestão dos alimentos. É produzido principalmente no estômago e pode aumentar a lipogênese, a ingestão calórica e os seus níveis aumentam antes das refeições e diminuem após a ingestão. Pode estar elevado em indivíduos com obesidade, levando a um aumento do apetite. Além disso, também é responsável pela secreção do hormônio do crescimento.
•Leptina: Conhecido como o "hormônio da saciedade", desempenha um importante papel na regulação da ingestão alimentar, atuando nas células neuronais do hipotálamo no sistema nervoso central. Promove a redução da ingestão alimentar, indicando a saciedade, inibindo a fome e ajudando a regular o gasto energético e a oxidação de ácidos graxos, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras. Sua expressão é controlada por diversas substâncias, como a insulina, os glicocorticóides e as citocinas pró-inflamatórias. É produzido principalmente pelo tecido adiposo. A resistência à leptina, comum em pacientes com obesidade, pode levar a um aumento da ingestão alimentar e à diminuição do gasto energético, pois as células não respondem adequadamente a esse sinal.
Dicas para manter o equilíbrio desses hormônios:
1- Mantenha uma alimentação balanceada: refeições com presença de proteínas e fibras, que podem ajudar a manter os níveis de leptina e proporcionar uma sensação de saciedade por mais tempo;
3- Sono de qualidade: A privação de sono está associada a um aumento dos níveis de grelina e a uma diminuição da leptina, levando a um aumento do apetite. Um bom sono ajuda na regulação hormonal.
Referências: O papel dos hormônios leptina e grelina na gênese da obesidade
https://www.scielo.br/j/rn/a/gW5Wght6RbsjFCyZQbmWCSj/
Estagiária: Daniela Prestes
Nenhum comentário:
Postar um comentário