O ovo por se tratar de um alimento completo e de alta qualidade e preço acessível, torna-se um alimento mundialmente consumido. Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, A, E, K, minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco, carotenóides como a luteína e zeaxantina, e também fonte importante de colina, um importante componente do cérebro. Demonstrando o seu incontestável valor nutricional, pode ser comparado ao leite materno, pois reúne todos os nutrientes necessários para a vida.
Os benefícios
Aumentar a massa muscular: O ovo é rico em proteínas, que fornecem energia para o organismo, além de ter boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação e o transporte de nutrientes no organismo, promovendo o ganho de massa muscular.
Ajudar na perda de peso: Por ser rico em proteínas, o ovo ajuda a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer ao longo do dia e auxiliando na perda de peso.
Fortalecer o sistema imunológico: O ovo é rico em vitamina A, vitamina E e carotenoides, como a luteína e zeaxantina, nutrientes com propriedades antioxidantes, que melhoram as funções das células e fortalecem o sistema imunológico, ajudando na prevenção de problemas como câncer e doenças cardiovasculares
Fortalecer os ossos: O ovo tem boas quantidades de vitamina D e fósforo, nutrientes que melhoram a absorção de cálcio e fortalecem os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose e a osteopenia, e evitando fraturas.
Referencias: https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222006000400001
https://www.tuasaude.com/informacao-nutricional-do-ovo/
Estagiária: Laila Victória Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário