quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O papel da carne na dieta do atleta: seu efeito na inter-relação entre macro e micro nutrientes






Autor:Susan M. Kleiner

Gerações de atletas tem consumido uma dieta centralizada na carne, hoje existem evidências científicas que solidificam a ligação entre a elevada quantidade de gordura e a ingestão de dietas a base de carnes, com este dado os atletas estão sendo atraídos por um estilo de dieta diferente evitando a carne e outras carnes vermelhas.

A exclusão de todas as carnes da dieta não fornece uma alimentação adequada teoricamente, tendo que ter uma alimentação muito adequada para não existir deficiencias. De modo geral, as carnes vermelhas como as de boi são ótimas fontes de zinco e ferro e são semelhantes na sua composição às carnes dos pescados e carnes brancas de aves. O porco é uma excelente fonte de ferro, como as ostras são também uma excelente fonte de zinco.

Com dietas isentas de carnes, insuficiências e deficiências de nutrientes tendem a aumentar. A ingestão sub-ótima de ferro e zinco resulta em uma diminuição do estado nutricional que tem sido observado comumente em atletas que eliminaram a carne de sua alimentação. Podendo ter definitivamente um efeito negativo no desempenho esportivo se o atleta não for bem organizado com sua alimentação.

É possível obter todos os nutrientes essenciais ingerindo uma dieta bem planejada. Entretanto, o planejamento e a execução, desta dieta isenta de carne, é crítico, tanto para a saúde quanto para o desempenho do atleta. Praticamente, as dietas vegan são ricas em fibras, e energia e pobre em proteínas. Os atletas precisam aprender que não podem cortar definitivamente algum nutriente sem saber como reorganizar a dieta; estes alimentos contém nutrientes essenciais que são repostos cuidadosamente, o que não acontece com outros alimentos. Se a decisão é deixar de consumir carne por uma questão moral ou por um princípio ético, isto não pode ser feito de uma maneira drástica, é sempre interessante que o atleta inclua algum tipo de proteína na sua dieta. É também importante que os atletas observem as evidências científicas e não se baseiam exclusivamente em mitos e crendices.

Carina Ferreira de Melo e Marília Cremonezi

Nenhum comentário:

Postar um comentário