Cada pessoa tem as suas necessidades nutricionais individuais, estas necessidades variam conforme suas condições, como: gênero, atividade física, idade e metabolismo. Existem diversas doenças diretamente relacionada a uma alimentação deficiente, quer seja por falta ou excesso de alimentos, as doenças mais comuns são: doenças coronárias, obesidade, osteoporose, diabetes e hipertensão.
Para evitar estas doenças e ter uma vida saudável o indivíduo deve tentar reger a sua alimentação por leis básicas designadas por ‘As quatro Leis da Alimentação’.
Lei da qualidade
A dieta deve ser composta por alimentos que forneçam todos os nutrientes necessários ao indivíduo. O princípio é alimentar-se com qualidade, suprindo as necessidades de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais diárias.
Lei da quantidade
Cada indivíduo tem a sua quantidade de calorias que deve consumir diariamente, essa quantidade não deve ser ultrapassada. Os excessos devem ser evitados, priorizando consumir a quantidade de calorias recomendada para você.
Lei da harmonia
Distribuir de forma harmônica os nutrientes, ingerindo todos os grupos de alimentos. É preciso somar todos os alimentos de maneira que possa existir um equilíbrio entre eles para suprir as necessidades nutricionais. Comer somente frutas e verduras, por exemplo, não é sinônimo de uma boa alimentação.
Lei da adequação
A dieta deve ser individual, que irá se adequar às necessidades de cada um, portanto, muito cuidado com as dietas prontas. Sua alimentação deve estar adequada a sua condição fisiológica e a sua fase de vida. Por exemplo, as necessidades nutricionais de uma gestante é diferente de um idoso.
Um regime alimentar com hábitos pouco saudáveis pode provocar danos na saúde física e psicológica. O que nós comemos reflete no nosso estado de vida. Aplicando-as leis de forma correta você será capaz de beneficiar sua saúde e melhorar a qualidade da sua dieta, tornando-a muito mais adequada às suas reais necessidades. Portanto, seguir uma dieta balanceada e que possua todos os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo é fundamental. Além disso, valorizar as preferências individuais e estilo de vida de cada um faz com que, atingir as metas e objetivos pessoais, seja muito mais fácil e gostoso.
Postado por: Karen Tavares e Luciana Pacheco

Nenhum comentário:
Postar um comentário