sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Yohimbe como Redutor de Gordura


Nas últimas décadas, os contínuos avanços na atenção à saúde, com aumento da expectativa de vida, melhora das condições sanitárias, piora dos hábitos alimentares com maior ingesta de alimentos gordurosos, diminuição da atividade física não programada, entre outros fatores, fazem com que patologias que previamente tinham pouca expressão na saúde passem a aparecer como verdadeiras epidemias. É neste contexto atual que desponta a Obesidade.

Alguns estudos vêm tentando demonstrar a utilidade do uso dos medicamentos calorigênicos no tratamento da obesidade, algum desses medicamentos conhecidos é a Yohimbe, conhecida também como ioimbina, um alcalóide extraído da casca da árvore Pausinystalia yohimbe, originária da África Ocidental.

A Yohimbe promove um aumento da atividade do sistema nervoso simpático (SNS), com uma mobilização de gordura mais eficaz e sem efeitos significativos sobre o sistema cardiovascular. A principal função é controlar a atividade da lipase hormônio-sensível e regular o processo de lipólise. A ativação do receptor alfa2 adrenérgico leva à inibição da adenilciclase e da produção de AMP cíclico pela ativação de uma proteína G inibitória (G1). O nível intracelular de AMP cíclico controla a ativação da proteína - cinase A, que regula a fosforilação e ativação da lipase, que por sua vez promove a lipólise. O bloqueio dos receptores nas células adiposas promove aumento da lipólise induzida por catecolaminas.

Estudos comprovam que a ação redutora de peso ocorre quando a Yohimbe é associada à efedrina e à cafeína. Alguns efeitos colaterais, como irritabilidade, artralgias e cefaléia, foram relatados.

O uso da Yohimbe, associado a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física, pode ser indicada para a redução do peso.

Postado por: Karen Tavares e Luciana Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário