Nos últimos anos o consumo de produtos orgânicos tem ganhando espaço no mercado mundial. Questões como sustentabilidade e preocupação com a saúde contribuíram para que parte da população aumentasse o consumo destes alimentos.
Para ser considerado produto orgânico deve-se seguir as exigências da Instrução Normativa, n.7, que traz recomendações para a produção de produtos orgânicos vegetais e animais.
O produto deve ser saudável, de alto valor nutricional e não pode ser prejudicial ao consumidor, o agricultor e o meio ambiente. Desta forma, não pode trazer risco de contaminação ou seja ser isentos de agrotóxicos.
Além disso, deve promover a preservação do solo, água e ar e ampliar a biodiversidade do ecossistema.
Os produtos orgânicos devem possuir um Selo Oficial o que garante a qualidade de a procedência. Este selo é fornecido por associações pelas associações de agricultura orgânica e de um sistema de certificação de agricultores e firmas, que assessoram a propriedade com informações técnicas e fiscalizam a propriedade.
Em relação a questão nutricional, estudos demonstraram maior concentração de nutrientes em alimentos orgânicos quando comparados com os convencionais, e menor concentração de nitratos, elemento prejudicial ao organismo. Apesar destes relatos, são necessários mais estudos referentes aos mesmos devido a variabilidade dos parâmetros utilizados.
Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica
Silva, D.M. et al. Produtos orgânicos: barreiras para a disseminação do consumo de produtos orgânicos no varejo de supermercados em Londrina-Pr. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 26, p. 95-104, set. 2005
Arbos, K.A. Qualidade sanitária e nutricional de hortícolas orgânicas.2009 Disponível em: http://www.posalim.ufpr.br/Pesquisa/pdf/tesekettelim.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário