quinta-feira, 3 de março de 2011

Antioxidantes X Radicais Livres



Os exercícios de endurance, que são caracterizados pela longa duração e aumento da intensidade, levam a um aumento da produção de espécies reativas de oxigênio, mais conhecidas como radicais livres que são grandes responsáveis pelo estresse oxidativo em atletas, prejudicando assim sua performance.

O treinamento esportivo e a competição elevam acentuadamente a atividade metabólica celular, essas lesões podem assumir dimensões ainda maiores nessas condições.

Se ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de radicais livres e antioxidantes os radicais livres tendem a aumentar mais ainda, levando a instalação de diversos processos fisiológicos patológicos, como o envelhecimento da pele.

Para combater esses radicais livres, os antioxidantes atuam com o objetivo de detoxificar os efeitos deletérios causados pelos radicais livres dentro das células.
Os antioxidantes são encontrados em alimentos que contem vitamina C, E e A como as frutas, verduras e legumes.

A quantidade especifica para prevenção e modulação das consequências causadas pelos radicais livres precisa de uma definição de doses e protocolo de tratamento, por isso são necessários mais estudos sobre o assunto.

Portanto é muito importante uma dieta balanceada e rica em antioxidantes, principalmente para exercícios de endurance. o atleta deve sempre se preocupar com sua saúde não apenas com sua performance máxima as duas devem estar em equilíbrio.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referência Bibliográfica:

Júnior S C A F, Costa L de R. Ação dos Antioxidantes sobre os Radicais Livres produzido por exercícios de endurance. Rev.Nutrição em Pauta., numero 92, p.35-38, set/out. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário