quarta-feira, 2 de março de 2011

Intolerância á lactose.




A falha na ligação da enzima lactase que é enzima que atua na ligação da lactose(açúcar presente no leite) ao aparelho digestivo é chamada de intolerância a lactose .A lactose inibida vai prejudicar a absorção e aceitação de leite e derivados lácteos nos indivíduos. Porém há também casos em que a produção dessa enzima não ocorre em quantidades suficientes dificultando ainda mais a aceitação desse grupo de alimentos.

A lactase é responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose: duas moléculas menores e facilmente absorvidas pelo organismo, em pessoas com intolerância à lactose, esse carboidrato é conduzido ao intestino.
A lactose não digerida passa pelo cólon é fermentada por bactérias levando a problemas intestinais.

Os sintomas principais da intolerância á lactose são naúseas,dores abdominais,gases e diarréia .

Existe 3 formas de classificação da intolerância á lactose:

1)deficiência congênita da enzima;
2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais;
3) deficiência primária ou ontogenética.

O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.
O segundo tipo é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.
E o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

A deficiência de lactose pode ser diagnosticada por:
história de sintomas gastrointestinais que ocorrem após a ingestão de leite.
Teste de tolerância à glicose anormal;
Teste para níveis anormais de hidrogênio na exalação;
Teste de acidez das fezes, produzidos pela má digestão da lactose.
Não há um tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase ,mas há como controlar os sintomas por meio de uma dieta ,onde os seguintes alimentos devem á base de leite e derivados devem ser excluídos .


Referências bibliográficas:


http://bvsms.saude.gov.br/html

http://portal.revistas.bvs.br/index


Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário