quinta-feira, 31 de março de 2011

Pancreatite







Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, que é um órgão situado na parte superior do abdômen, atrás do estômago.O pâncreas realiza uma série de funções no organismo sendo parte responsável pela produção de insulina e pela produção de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos.


A pancreatite pode ser classificada em aguda ou crônica .Na forma aguda a pancreatite pode ocorrer por um curto período ,desaparecendo se tratada .Já na forma crônica da doença as enzimas digestivas atacam e destroem o pâncreas e tecidos próximos causando cicatrizes e dor. Os casos mais comuns de pancreatite crônica são resultado de muitos anos de abuso da ingestão de álcool, porém a forma crônica também pode ser resultado de um único ataque de pancreatite aguda.

Pode ser causada por vários fatores como:

- cálculos na vesícula biliar

-uso abusivo de bebidas alcoólicas

-certos medicamentos

- infecções virais

- excesso de triglicerídeos no sangue

- excesso de funcionamento da glândula paratireóide.

Assim que diagnosticada pelo médico, a doença deve ser acompanhada e tratada com devida atenção , a dieta exerce grande influência no tratamento da doença .Portanto alguns cuidados alimentares são indispensáveis excluir bebidas alcoólicas e café uma alimentação rica em fibras ,com quantidades moderadas em gordura, entre outros.



Referências bibliográficas :

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?318

http://www.gastroalgarve.com/dieta/dieta.htm



Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário