Atualmente é muito comum o consumo de alimentos diet e light, por necessidade como por exemplo, em caso de Diabetes ou para manter a forma física. Muitos estudos demonstraram que existem dúvidas entre o consumidor o que pode levar o consumo incorreto.
Alimentos light são aqueles que sofreram redução de pelo menos 25% em um dos seus componentes como açúcares, sódio, gorduras, colesterol e ou calorias. Não são isentos de algum nutriente, o que difere dos alimentos diet e portanto, não são indicados para dietas específicas.
Alimentos diet são formulados com uma determinada finalidade de forma a atender as necessidades dietoterápicas de pessoas com exigências metabólicas, fisiológicas e ou patologias específicas. Os produtos apresentam restrição de algum componente como sódio, gorduras (mono e dissacarídeos), açúcares, colesterol, aminoácidos ou proteínas.
Segundo realizado em uma universidade demonstrou que os produtos diet são consumidos para manter a forma e emagrecer. Uma minoria respondeu devido a doença ou por ser saudável. Já com os produtos light, a maioria dos estudantes relatou consumí-los para emagrecer. Desta forma, torna-se necessário maior esclarecimento aos consumidores para que realizem escolhas adequadas.
MOREIRA, G.F; NASCIMENTO, K.O. Avaliação do perfil de consumidores de produtos Diet e Light entre universitários na cidade de Barra Mansa- RJ. Revista Nutrição em Pauta. Jan.Fev.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário