sexta-feira, 25 de março de 2011

Vigorexia


A mídia exerce grande influência sobre a sociedade  em relação a estética corporal estabelecendo , muitas vezes,  a estrutura de um corpo ideal, associando com a beleza,  felicidade e sucesso.   Desta forma, pode levar certos indivíduos a alteração da percepção corporal.
A preocupação excessiva com a  imagem corporal é conhecida como Vigorexia.  É um Transtorno Alimentar caracterizado pelo treinamento excessivo de atividades físicas, associada a adoção de dietas não convencionais, uso indiscriminado de anabolizantes e preocupação excessiva com a estética.
Mas afinal que indivíduos são mais afetados?  Segundo estudos,  ocorre mais em atletas do que indivíduos não praticantes de atividade física, e em homens entre 18 e 35 anos.
Apesar de apresentarem uma musculatura mais desenvolvida  acima da média da população, as pessoas acometidas se consideram como indivíduos fracos e pequenos o que faz com que aumente o treinamento com peso de forma exagerada, prática de dieta rica em  proteínas e carboidratos e pobre em  lipídeos. Além disso, utilizam suplementos e até mesmo anabolizantes.
A dieta inadequada associada a suplementação pode comprometer  a própria saúde afetando os rins, a taxa de glicemia e colesterol.
Estes indivíduos também evitam a prática de atividades aeróbicas por temer a perda de massa magra, além disso, sentem vergonha  de expor o corpo ao público se escondendo sobre várias camadas de roupas.
Mesmo não sendo reconhecida como doença,  é importante que profissionais da área de saúde identifique e oriente os indivíduos na busca do bem-estar físico e mental.

Postado por: Lilian Taeko e Felipe Vazami

Referências Bibliográficas:

CAMARGO, T. P. P. et al. Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal. Rev. bras. psicol. Esporte. São Paulo, v.2, n.1, p.01-
15, jun. 200

Nenhum comentário:

Postar um comentário