sexta-feira, 25 de março de 2011

Deficiência física e visual e Obesidade.




Um estudo realizado com pessoas que apresentam deficiência física ou visual praticantes de natação e de futsal  com o intuito de investigar os motivos que levam ao sobrepeso  grande parte da população com deficiência ,  por meio de uma coleta de dados verificou ,a freqüência da pratica de atividade física , dados antropométricos como : peso, estatura,dobras cutâneas , e um questionário de freqüência alimentar quantitativo.
Segundo pesquisadores, a alta prevalência de obesidade, e sedentarismo, se dá devido ao comprometimento de  funções cotidianas.  
A atividade física é essencial para o combate ao excesso de peso e diversas doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde,  a atividade física para pessoas com deficiência, além de benefícios psicológicos e sociais,  também melhora o consumo de oxigênio (VO2máx) e conseqüente aumento da capacidade aeróbica, reduz infecções respiratórias e o risco de doenças cardiovasculares, bem como a incidência de complicações médicas.
O estudo revelou que esse grupo de indivíduos apresentam  uma deficiência de macro e micronutrientes em sua dieta.e uma inadequada ingestão dietética de porções de alimentos e horários de refeições .No entanto ,para a correção desse perfil é necessário uma orientação nutricional individualizada ,além de uma adequada avaliação  e acompanhamento físico.


Referências bibliográficas : 

Organização das Nações Unidas. Follow-up to the World Summit for Social Development and the twenty-fourth special session of the General Assembly: emerging issues: "Mainstreaming disability in the development .




Bruna Naves de Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário