quinta-feira, 10 de março de 2011

Zinco



Com a preocupação com a boa alimentação e um bom condicionamento físico, a maioria das pessoas sabem como é importante a ingestão adequada de minerais e vitaminas.

O zinco é um dos mais abundantes minerais do corpo humano e é essencial para a atividade de mais de 300 enzimas e estabilizador de estruturas moleculares de constituintes citoplasmáticos.

As principais fontes de zinco são: ostras, camarão, carnes bovinas, de frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, entre outros.

 O que muita gente não sabe é que não absorvemos exatamente a quantidade que ingerimos. Na verdade a maior parte dos elementos traços como o zinco, tem uma absorção diminuída e está sujeita a muitos fatores dietéticos.

O ácido fítico (fitato) que está presente em cereais como farelos e cereais integrais acaba diminuindo a absorção              do zinco, porém nem todo o alimento que contém fibras diminui a biodisponibilidade do zinco, ao contrário algumas fibras melhoram a absorção mesmo nas dietas que contenham fitatos.

O ferro também compete pela absorção com o zinco. Ao contrário a proteína de origem animal aumenta a biodisponibilidade de zinco. Alguns estudos demonstram que o zinco auxilia na absorção de vitamina A.

Portanto é importante ter cuidado com a suplementação pois feita de forma incorreta pode não surtir o efeito esperado.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referencia Bibliográfica:

Cozzolino, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrição, São Paulo-2005. Manolle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário