sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alimentos Termogênicos


Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. São responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém não devem ser encarados como milagrosos. 

Esses alimentos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia, aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não há recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.
A seguir, alguns alimentos termogênicos que ajudam você a entrar em forma:

Gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder. Além da mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais, em especial a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contêm ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

Pimenta Caiena (pimenta vermelha) e pimentões: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo.
O consumo de 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.
Deve ser consumido três vezes ao dia.

Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo, elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares.
Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como o de salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar 2 colheres de sopa à vitaminas, salada de frutas, preparações quentes,  etc).

Chá Verde: Consumir 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. Além de acelerar o funcionamento do metabolismo, os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Também aceleram o trânsito intestinal.

Canela: Consumir 1 grama 2 vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas, frutas, preparada com queijo ou gratinada no forno.

Guaraná em pó: Consumir o pó ou cápsulas, 2 gramas 2 vezes ao dia.

O consumo de oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.


Postado por: Suzana Gonçalves.

Fonte: http://www.bemleve.com.br/saude
Autor: Luana Stoduto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário