sábado, 2 de abril de 2011

Glutamina





É um aminoácido não essencial abundantemente livre presente no plasma sanguíneo e nos tecidos musculares. Desempenha diversas funções como  por exemplo  a proliferação e desenvolvimento de células, o balanço acido básico, o transporte da amônia entre os tecidosi.co, o transsporte da amônia entre os tecidos, a doação de esqueletos de carbono para a gliconeoão no sistema antioxidante está envolvida na síntese de ácidos nucléicos, nucleotídeos, proteínas entre outros. Quando catalisada pela enzima glutaminase, a glutamina dissocia-se em íon amônio e glutamato. Por meio do glutamato, pode ocorrer a síntese de outros aminoácidos e de antioxidantes como a GSH, principal antioxidante celular não enzimático.
Duas enzimas são responsáveis pela sua síntese a  a glutamina sintetase e a glutaminase.
Vários estudos tem sido realizados com o propósito de se comprovar a ação da suplementação de glutamina.  Relacionando glutamina com o volume celular  uma pesquisa demonstrou que o seu transporte para o meio intracelular promove elevação na captação de sódio, alterando o volume da célula.  E o  aumento no volume celular pode ser considerado um sinal anabólico, uma vez que altera favoravelmente o turnover protéico, promovendo a síntese protéica e aumentando a disponibilidade de substratos para os diversos sistemas envolvidos no processo de recuperação e reparação tecidual .
Outro estudo cuja a proposta era  observar  os efeitos da a administração  de glutamina, após exercício de alta intensidade, conclui que a glutamina atua rapidamente no período de recuperação ,promovendo o aumento dos estoques de glicogênio muscular ,o que beneficia a recuperação da lesão induzida pelo exercício intenso.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.Curi R. Glutamina: metabolismo e aplicações clínicas e no esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 2000. 261p. 
2.iscock N, Pedersen BK. Exercise-induced immunodepression - plasma glutamine is not the link. J Appl Physiol. 2002;93:813-22

Bruna Naves de Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário