quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nutrição no Diabetes Mellitus



O diabetes mellitus corresponde a um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina (hormônio produzido pelas células beta do pâncreas), na ação da insulina ou em ambas. A hiperglicemia crônica está associada a longo prazo,  a dano, disfunção e insuficiência de vários órgãos, especialmente dos olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos.
Tipos de diabetes:
Diabetes tipo 1:  Ocorre geralmente em crianças e jovens.  Este tipo de diabetes é caracterizada pela absoluta falta de insulina, decorrente de destruição das células beta, em geral de natureza auto-imune,  havendo a necessidade de substituição hormonal para a sobrevivência. Ou seja,  é necessário o uso de insulina.
     Diabetes tipo 2: È o mais comum, representando cerca de 90 a 95% dos casos mundiais. O diabetes tipo 2, na maioria das vezes acomete os adultos, e nem sempre utiliza insulina no tratamento desta patologia. Pois o diabetes tipo 2 pode ser controlada através da alimentação e com a prática de atividade física sob orientação de um profissional.
    Diabetes gestacional: É definido como qualquer grau de intolerância à glicose, com inicio durante a gestação em mulheres pré- dispostas geneticamente, e geralmente ocorre no terceiro trimestre.

Os sintomas  são: sede intensa, cansaço, perda de peso acelerada, má cicatrização, necessidade freqüente de urinar e visão turva.
Os fatores de risco para o diabetes  tipo 2 são: genética ( história familiar ), excesso de peso, sedentarismo, dieta inadequada, dislipidemias, trauma emocional,etc.
Alimentação – È necessário fazer escolhas saudáveis e dar preferência  aos alimentos fontes de fibras como: aveia, linhaça, verduras etc.  Sob orientação de um profissional da área.

Postado por: Denise D. Soares
http:/www.scielo.br
Intervenção Nutricional e Prevenção Primária do Diabetes Mellitus Tipo2

WWW.gssi.com.br
SSE: Cuidando da saúde dos ossos: Impacto da nutrição, dos  exercícios e dos hormônios
Autores: Susan  A.  Bloomfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário