quarta-feira, 13 de abril de 2011

Chá Verde



Os chás são amplamente utilizados, perdendo apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo.

O chá verde é preparado a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.
É uma bebida muito popular na China e no Japão, mas há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto.

O preparo do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais, pois a água não deve estar fervendo, do contrário as folhas serão cozidas o que proporcionará sabor amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

Vários estudos, além de revelarem o papel do chá verde na diminuição de gordura corporal, têm atribuído a esta bebida uma série de benefícios à saúde.
A prevenção de câncer promovida pela bebida é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores.
Também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, pois a ingestão diária desta bebida promove uma diminuição dos níveis sangüíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol.

Estudos recentes também descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.

Entre uma variedade de efeitos benéficos à saúde atribuídos ao consumo do chá verde, grande atenção tem sido focalizada no seu efeito na redução da gordura corporal. Este efeito está associado a diversos mecanismos bioquímicos e fisiológicos, dentre eles pode-se destacar a estimulação do metabolismo lipídico pela combinação da ingestão de catequinas e a prática de exercícios físicos regulares.

É possível promover resultados benéficos à saúde através do consumo diário de cinco xícaras deste chá, em conjunto com uma dieta equilibrada e atividades físicas.

Postado por: Suzana Gonçalves

Fontes: http://www.chaverde.org

            http://www.scielo.br:  LAMARÃO,R.C.; FIALHO, E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal.  Rev. Nutr. vol.22 no. 2 Campinas Mar./Apr. 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário