terça-feira, 23 de agosto de 2011

Glutamina no esporte



       Glutamina é um aminoácido não essencial, produzido principalmente pelos músculos esqueléticos onde é encontrada em maior quantidade, mas também é produzida pelos pulmões, fígado e cérebro. Formado por carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio. É considerada um dos aminoácidos de maior importância energética e metabólica. A concentração de glutamina no músculo é 30 vezes maior do que no plasma.Ela é sintetizada a partir do ácido glutâmico, valina e isoleucina, pela enzima glutamina sintetase, que faz com que ocorra a interação do glutamato coma amônia.

Dentre suas funções podemos citar:

  • Fonte de energia de células de rápida proliferação (ex: celular do trato digestório); 
  • Combustível para os imunócitos (linfócitos e macrófagos); 
  • Síntese de nucleotídeo das células em divisão; 
  • Precursora na síntese de glutationa; 
  • Auxilia na síntese da uréia transportando a amônia aos órgãos viscerais; 
  •  Metabolismo protéico corporal em situações de estresse 

No esporte, alguns atletas utilizam seu suplemento. Mas o que é?

A suplementação da Glutamina busca aprimorar a função anabólica promovendo o crescimento muscular. Isso pode ser associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica.
Como outros aminoácidos, a glutamina desempenha um papel vital no metabolismo da proteína e na recuperação muscular.Também é utilizada em grande quantidade pelo sistema imunológico e digestivo. Durante períodos de treinamento intenso, os níveis deste aminoácido podem declinar e nosso corpo não é capaz de produzi-lo suficientemente. Isto pode resultar no esgotamento dos níveis de glutamina em nossos músculos e desta maneira causar avaria no músculo/tecido e na imunidade.

Qual o objetivo da suplementação?
  •  Evitar o catabolismo das proteínas musculares; 
  •  Melhorar o sistema imunológico para o pós- treino, evitando infecções, gripes, resfriados, etc; 
  • Hipertrofia; 
  • Minimizar a fadiga; 
  • Aumentar força; 
  • Recuperação muscular; 

Nenhum estudo até o momento mostra algum efeito colateral pelo uso de glutamina em forma livre. Porém, seu uso em excesso pode: dificultar a produção endógena de glutamina; dificultar a absorção de outros aminoácidos; alterar o ph sanguíneo; causar constipação intestinal.



Postado por: Julia Tineu e Fauziane Beydoun


Fontes pesquisadas:

NOVELLI, M.; STRUFALDI, M.B.; ROGERO, MM.; ROSSI, L. Suplementação de Glutamina Aplicada à Atividade Física. R. bras. Ci e Mov. 2007; 15(1): 109-117.

FONTANA, K. E.; VALDES, H.; VALDISSERA, V. Glutamina como suplemento ergogênico. R. bras. Ci. e Mov.2003; 11(3): 91-96.

ROMANO, L.; BORGES P.I – A suplementação de glutamina não reverte a imunossupressão induzida pelo exercício. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo, v.1, n.1,p. 65-78, jan/fev. 2007.

DANIEL,J.F; CLÁUDIA, R.C-Efeitos da suplementação crônica de glutamina sobre a performance de atletas de futebol da categoria juvenil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento,2005,13(4): 55-64.











Nenhum comentário:

Postar um comentário