quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Suplementos alimentares X problemas no fígado


O fígado é um órgão muito importante, pois participa de diversas funções no organismo: metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. 

A manutenção da glicemia é regulada pelo órgão, que capta glicose do sangue quando ela está alta e, a partir da degradação do glicogênio e da gliconeogênese, a libera quando seus níveis plasmáticos estão baixos. É também no fígado que acontecem as reações de oxidação dos ácidos graxos e produção dos triacilgliceróis. 

O fígado é o único órgão capaz de produzir uréia, através da degradação das proteínas provenientes da dieta. Ele remove da circulação dois terços dos aminoácidos absorvidos e metaboliza-os ou os utiliza na síntese de proteínas. Além disso, o fígado também participa da produção de diversas enzimas e produz a bile (importante na digestão das gorduras). 

Outra função do fígado é metabolizar qualquer substância, endógena ou exógena, com objetivo de transformar substâncias que causariam danos ao organismo em outras inofensivas, que são eliminadas através da urina e das fezes. Assim, os medicamentos, o álcool e outras substâncias sempre passam pela metabolização no fígado antes de irem para a circulação. 

Com tantas funções, o fígado trabalha constantemente tirando substâncias da circulação. Assim, o uso abusivo de medicamentos ou álcool pode levar a uma sobrecarga do fígado e causar problemas como hepatites e, o mais grave, a cirrose. Igualmente, o uso de anabolizantes pode levar à hepatite tóxica, destruindo as células do fígado. 

Os suplementos nutricionais geralmente são compostos de aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais em altas concentrações. Esses nutrientes também são obtidos através da alimentação. Portanto, o uso dos suplementos pode sobrecarregar o fígado quando em doses altas, já que haverá maior quantidade desses nutrientes na circulação para o fígado metabolizar. Assim, antes de optar pelo uso, é importante seguir a orientação de um nutricionista ou médico do esporte. Esses profissionais poderão indicar o melhor suplemento para cada indivíduo e também as dosagens ideais, evitando que os suplementos transformem-se em vilão no organismo. 

As doenças hepáticas são silenciosas e só se manifestam quando já estão em fase mais avançada. Alguns exames de rotina podem ser realizados para monitorar as funções do fígado e podem ser solicitados, mesmo para pessoas sadias. Além disso, é importante que as pessoas tenham cuidado com o abuso de medicamentos, álcool, alimentação rica em gordura e outras substâncias tóxicas para o fígado. 

Postado por: Marcelle Comenale

Fontes consultadas:

GIBNEY, Michael J.; MACDONALD, Ian A.; ROCHE, Helen M. Nutrição & Metabolismo. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário