segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pistache X Doenças Cardiovasculares



As oleaginosas são frequentemente pesquisadas devido às gorduras benéficas que possuem e aos minerais que fornecem, porém a mais famosas são as castanhas, nozes e amêndoas. 

O pistache também faz parte da família das oleaginosas e possui um perfil único de antioxidantes e ácidos graxos. Comparado com as outras, o pistache é o que fornece maior quantidade de fitoesteróis, além disso é rico em potássio, luteína, beta-caroteno e selênio. 

Os fitoesteróis são substâncias contidas em alguns vegetais (soja, oleaginosas) que possuem a estrutura química semelhante à do colesterol. Os estudos demonstram um possível efeito na redução do colesterol sérico, pois os fitoesteróis inibiriam a sua absorção pelo intestino. 

Um estudo utilizando dietas com teor reduzido de gordura (dieta controle, dieta com uma porção de 32- 63g de pistache e dieta com 63- 123g de pistache, onde o pistache representou de 10 a 20% do total calórico da dieta) resultou em redução significativa do LDL colesterol. A redução verificada foi dose dependente, ou seja, no grupo que recebeu uma porção maior de pistaches, houve maior redução dos níveis de LDL colesterol e a dieta controle não apresentou nenhuma modificação no perfil lipídico dos participantes. Outros estudos também verificaram redução no LDL colesterol, porém a dieta dos participantes não foi controlada, o que diferencia este estudo dos demais. 

Os pesquisadores também avaliaram as apolipoproteínas. As apolipoproteínas são proteínas que constituem as lipoproteínas (LDL, HDL, quilomícrons, IDL e VLDL), sendo que a apoB está diretamente relacionada ao LDL e a apoA ao HDL. Estudos sugerem que as concentrações de apoB e a relação apoB/apoA seriam melhor indicador de risco cardiovascular em comparação aos níveis de LDL. No estudo, os resultados também mostraram menor concentração de apoB nas dietas que continham o pistache. 

Um novo estudo dos mesmos autores realizado de forma similar, verificou os níveis séricos de antioxidantes e a concentração de LDL-oxidada em relação à dieta com pistache. Os resultados encontrados foram positivos, sendo que as concentrações de LDL-oxidada apresentaram-se menor e os antioxidantes apresentaram maior concentração em relação à dieta controle. 

Assim, acrescentar pistache à dieta seria uma boa maneira de reduzir as chances de doenças cardiovasculares. 

Confira abaixo a composição nutricional do pistache:

Pistache (cru)
1 porção (28 g)
Calorias
159 kcal
Carboidratos
7,8g
Proteínas
5,8g
Lipídios totais
12,9g
Gorduras saturadas
1,6g
Gorduras poli-insaturadas
3,9g
Gorduras monoinsaturadas
6,8g
Fitoesteróis
60,7mg
Cálcio
30mg
Ferro
1.1 mg
Sódio
0 mg
Potássio
291 mg
Magnésio
34mg
Fósforo
139mg
Zinco
0,6mg
Cobre
0,4mg
Manganês
0,3mg
Selênio
2mg
Vitamina E
7,3mg
Vitamina A
118mg
Vitamina C
1,6mg

Fonte: http://www.nuthealth.org/assets/Documents/191-Tree-Nuts-Special.pdf#page=10


Postado por: Marcelle Comenale

Fontes consultadas:
GEBAUER, S.K. et. al. Effects of pistachios on cardiovascular disease risk factors and potential mechanisms of action: a dose-response study. American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 88, No. 3, 651-659, September 2008.

KAY, C. D. et al. Pistachios Increase Serum Antioxidants and Lower Serum Oxidized-LDL in Hypercholesterolemic Adults. J. Nutr. 140: 1093–1098, 2010. 

FORTI, Neusa; DIAMENT, Jayme. Apolipoproteínas B e A-I: fatores de risco cardiovascular?. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 53, n. 3, June 2007.

FREITAS, Jullyana Borges; NAVES, Maria Margareth Veloso. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 2, Apr. 2010 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário