segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Morangos e seus benefícios



      Além de ser uma fruta saborosa, o morango pode trazer diversos benefícios para nossa saúde, pois contém um grande número de nutrientes essenciais para o nosso organismo. 
     A época dos morangos situa-se entre os meses de Abril e Junho, embora hoje em dia seja possível encontrar todo o tipo de fruta todo o ano, mas a fruta fora de época não só tem metade do sabor como tem metade do valor nutricional. 
      O morango é um fruto pouco calórico, rico em fibras, magnésio, potássio e ácido fólico. Sua riqueza em vitamina C ( que tem um importante papel antioxidante, reforça o sistema imune e é fundamental o seu papel na cicatrização de feridas), é maior que em muitos citrinos, o factor que mais se destaca. Os morangos também contém flavonóides, que podem ajudar a prevenir algumas patologias, como o cancro.
      A diversidade de minerais aliados às fibras solúveis e insolúveis, fazem dos morangos uma opção para quem sofre de obstipação intestinal. 
      Por ser um fruto muito sensível, o morango deve ser manipulado o menos possível. Podem conservá-los no frigorífico por três ou quatro dias, mas não os lavem, pois a água favorece o seu apodrecimento. 

Alguns benefícios do morango:
- dispõe de muita vitamina C;
- ajuda a fortalecer os ossos e os dentes;
- ajuda a combater e cicatrizar infecções mais rápido;
- proporciona maior resistência aos nossos tecidos;
- combate os radicais livres;
- evita as hemorragias.

Curiosidade:
     Os cosméticos a base de morango também são muito indicados, pois eles contem a vitamina B5, que deixa a pele mais saudável e macia.


Dica de iogurte:

Receita de Iogurte Caseiro sabor Morango

Ingredientes:

· 2 litro(s) de leite
· 1 lata(s) de leite condensado
· 1 copo(s) de iogurte natural
· 1 caixinha(s) de gelatina sabor morango

Preparação:

Ferva o leite e deixe amornar. Misture o iogurte e deixe de um dia para o outro até coalhar. Depois de coalhado, tire bem o soro e bata no liqüidificador com o leite condensado e a gelatina ja fria (esta deve ser dissolvida em água fervente). Ponha em taçinhas e coloque na geladeira. Se desejar disponha frutas de sua preferência. 


Postado por: Julia Tineu e Fauziane Beydoun
Fontes pesquisadas:

QUINATO, Éricka Esteves; DEGÁSPARI, Cláudia Helena; VILELA, Regina Maria. Aspectos nutricionais e funcionais do morango. Visão Acadêmica, Curitiba, v.8, n.1, Jan. – Jun./2007 .




Nenhum comentário:

Postar um comentário