sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Índice de adiposidade corporal (IAC).



Uma pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Califórnia e publicada pela revista Obesity apresentou uma nova fórmula para se obter a adiposidade corporal de maneira mais fidedigna, utilizando a medida do quadril e a altura. Essa nova medida é realizada a partir da projeção mais posterior dos glúteos em uma linha horizontal até a região anterior do quadril. Fórmula do IAC: [Quadril/(altura x √altura)] – 18.

A proposta de uso da nova medida (IAC) permite realizar uma melhor leitura da gordura corporal em relação ao método feito por IMC. No entanto, os autores reforçam que é importante repetir o estudo com outras populações, como os indivíduos europeus, pois atualmente a pesquisa foi realizada apenas com uma população hispânica e de afrodescendente dos Estados Unidos.

Segundo Marcio Mancini (presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Sbem), o novo índice poderá ser utilizado de forma complementar a avaliação corporal dos pacientes obesos. Porém, acredita que não substituirá o outro (IMC), podendo ser utilizados ao mesmo tempo para a definição de prescrições de medicações ou antes a realização de cirurgia bariátrica.

De acordo com os pesquisadores, esta fórmula necessitará de maiores análises além de ser testado com outros grupos populacionais.

REFERÊNCIAS

MELO, M. E. Índice de Adiposidade Corporal: Novo Método de Avaliação [Internet]. ABESO. São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/lenoticia/683/indice-de-adiposidade-corporal:-novo-metodo-de-avaliacao.shtml>. Acesso em: 25 nov. 2011.

VEJA: Saúde. Cientistas sugerem novo índice para medir a obesidade [Internet]. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cientistas-sugerem-novo-indice-para-medir-a-obesidade>. Acesso em: 25 nov. 2011.
Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário