sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vigorexia






        Hoje em dia é grande a pressão sobre qual deve ser a estrutura corporal de indivíduos de ambos os sexos, observa-se que o indivíduo só é aceito em sociedade ao estar de acordo com os padrões do grupo.

        Enquanto para mulheres o corpo magro é considerado ideal e representa sua aceitação na sociedade, para homens este padrão corresponde a músculos cada vez mais desenvolvidos, muitas vezes alcançados somente com o uso de substâncias como os esteroides anabolizantes.

      A imposição, pela mídia, sociedade e meio esportivo, de um padrão corporal considerado o ideal, ao qual associam o sucesso e a felicidade podendo causar alterações da percepção da imagem corporal.       No caso dos homens, além de Transtornos Alimentares (TA), também podem sofrer de um novo quadro denominado Vigorexia ou Dismorfia Muscular.

        Os indivíduos acometidos por este TA se preocupam de maneira anormal com sua massa muscular, o que pode levar ao excesso de levantamento de peso, prática de dietas hiperprotéicas, hiperglicídicas e hipolipídicas, e uso indiscriminado de suplementos protéicos, além do consumo de esteróides anabolizantes, o que pode ocasionar muitos transtornos metabólicos aos indivíduos, afetando especialmente os rins, a taxa de glicemia e o colesterol do indivíduo.

         A prevalência da Vigorexia é entre os homens entre 18 e 35 anos, mas pode também ser  Observada em mulheres, sendo expressa por fatores socioeconômicos, emocionais, fisiológicos, cognitivos e comportamentais.

        Não há descrição do tratamento para a Vigorexia, em sua maior parte, práticas são "emprestadas" do tratamento de quadros parecidos e não devem ser entendidas como definitivas. Da mesma forma que indivíduos com TA's, os indivíduos com Vigorexia dificilmente procuram tratamento, pois através dos métodos propostos geralmente acarretarão perda da massa muscular.

       Treinadores, técnicos e a equipe profissional devem ser sensibilizados em relação aos problemas que podem ser desenvolvidos em relação à saúde física e psicológica de atletas e desportistas, buscando identificar possíveis distorções comportamentais, a fim de evitar ou minimizar a ocorrência da Vigorexia.


Postado por Andressa Ventura e Vivian Giubine


Referência

CAMARGO, Tatiana Pimentel Pires de et al . Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúrbio de imagem corporal. Rev. bras. psicol. esporte,  São Paulo,  v. 2,  n. 1, jun.  2008 .   Disponível em . Acesso em  08  jun.  2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário