quarta-feira, 8 de agosto de 2012

8 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE COMBATE AO COLESTEROL !!!


Hoje dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. O colesterol em níveis elevados aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares apesar de desempenhar funções essenciais no nosso organismo como produção de vitamina D e hormônio.

A mudança nos hábitos alimentares aliada a pratica regular de exercício físico controla as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL). Para prevenir o aumento de colesterol, indica-se o consumo de alimentos como linhaça, castanha-do-pará, aveia, feijão, alho, cebola, legumes, alimentos integrais (pães e massas) e frutas cítricas (laranja, morango, goiaba e kiwi).

Para saber como anda o colesterol, é muito importante consultar o médico e realizar exames anuais. Para pessoas com o colesterol elevado, deve se incluir muitas verduras, frutas, grãos integrais e fibras. Evite óleo vegetal, manteiga, margarina, maionese, requeijão, queijos amarelos, carnes com gordura, presunto, bolos, molho branco e creme de leite.

Os pais devem ficar de olho nas crianças que abusam de salgadinhos, bolachas, sorvetes e outras guloseimas. Os mesmos alimentos indicados aos adultos, também servem para as crianças.

A literatura aponta para o início da aterosclerose já na infância pelo aumento do colesterol plasmático, que pode ser potencializado no decorrer da vida pelo tabagismo, uso de contraceptivo oral, sedentarismo, hipertensão arterial, obesidade e dieta inadequada.

No Brasil, Gerber & Zielinsky encontraram 28% de hipercolesterolemia em crianças de 6 a 14 anos. No Brasil, assim como na maior parte dos países desenvolvidos, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morbimortalidade, ocorrendo em idade precoce, ou seja, levando a um aumento significativo de anos perdidos na vida produtiva.


Postado por: Christiana Nastari

Referências:
CORONELLI, C. L. S.; MOURA, E. C. Hypercholesterolemia and its risk factors among schoolchildren. Rev Saúde Pública;37(1):24-31, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário