sábado, 18 de agosto de 2012

ALIMENTOS QUE ALIVIAM OS SINTOMAS DA TPM



 Xiiii tá de TPM? Qual  a mulher que nunca ouviu essa frase, e não se sabe o que é pior,a pergunta ou a afirmação.

Os sintomas que mais incomodam neste período são dor nas pernas, inchaço, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios), irritação. Geralmente ocorrem 10 dias antes da menstruação e pode vir acompanhado além dos sintomas já citados por nervosismo, depressão, crises de choro e compulsão alimentar.

O simples fato da mudança do habito alimentar pode ser útil para passar esses dias despercebidos.

Alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte, queijo,  deve-se preferir as versões desnatadas e menos gordurosas. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes.

As carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6 (Piridoxina).

Os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, são utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é  recomendado para diminuir sensação de peso e edemas.

 A vontade de comer chocolate é devido à ausência de magnésio nas células, que além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância também prejudica a absorção de cálcio.  

Numa tentativa de reverter o quadro optam pela ingestão do chocolate, já que o cacau é rico neste nutriente. Mas cuidado a alta ingestão pode provocar acne e até aumento de peso. Sendo mais indicados os amargos.

Vale lembrar que o magnésio além de ser encontrado no cacau, esta presente nos vegetais verdes, abacaxi, manga e milho, os alimentos ricos em fibras são indicados para evitar a constipação.

Se não for possível ingerir durante o mês todo, inicie o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação.

 Alguns alimentos devem ser evitados:

  • Excesso de açúcar;
  • Alimentos ricos em gordura, como óleo, manteiga, margarina e carnes gordurosas;
  •  A cafeína aumenta a tensão e a sensibilidade, intensificando a irritação;
  • Sódio, evitar caso haja retenção de líquido, caracterizado por inchaços.

       Estas mudanças podem trazer inúmeros benefícios, mas se os sintomas forem incontroláveis, deve ser feito acompanhamento com um profissional especializado.

Fonte: http://beleza.terra.com.br/noticias/: último acesso 18/08/12.

Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário