quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Termogênicos e atividade física

Os termogênicos aceleram o metabolismo e auxiliam  na perda da gordura corporal em praticantes de atividades físicas.


A termogênese induzida pela dieta (TID) é o gasto energético gerado pelos processos de ingestão, digestão, absorção, utilização e estocagem dos alimentos ingeridos. Ela representa 5% a 15% do gasto energético total, o que indica seu importante papel na regulação do balanço energético e do peso corporal. Em uma dieta mista, a TID pode representar um gasto energético de 10% a 15% do conteúdo calórico.

Não é necessário o consumo de termogênicos industrializados para aproveitar seus benefícios, pois suas funções podem ser encontradas naturalmente nos alimentos, tais como: guaraná, canela, café gengibre, óleo de coco e pimenta vermelha.

Os alimentos citados não garantem o emagrecimento, mas fornecem energias para a prática de exercícios,

Um termogênico bastante consumido é o chá verde, por ser rico em polifenóis, principalmente as catequinas. Dentre seus benefícios a saúde  estão seus efeitos anti obesidade, que estão associados a diversos mecanismos bioquímicos e fisiológicos, destacando-se o estimulo do metabolismo lipídicos pela combinação da ingestão de catequinas e práticas de exercícios regulares

Apesar de seus benefícios , os termogênicos devem ser consumidos moderadamente, pois podem causar efeitos adversos, o mais comum é a taquicardia.

Termogênicos a um plano alimentar equilibrado, uma dieta hipocalórica pobre em gorduras saturadas, incentivar os hábitos alimentares dos pacientes, além da prática frequente de atividade físicas.

Postado por: Ingrid M. Souto e Nivalda Oliveira

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

CARDOSO, J.; MARTINS, J.; BENITES, J.; CONTI, T.; SOHN, V.
 Uso de alimentos termogênicos no tratamento da Obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Centro de Ciências da Saúde -Instituto de Nutrição Josué de Castro - Rio de Janeiro, Junho de 2010.

HERMSDORFF, H. H. M.; VOLP, A. C. P. V.; BRESAAN, J. O perfil de macronutrientes influencia a termogênese induzida pela dieta e a ingestão calórica.
 Archivos Latino americanos de Nutrición. ALAN, v.57 n.1 Caracas mar. 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário