terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nutrientes para a pele

O que você come afeta sua aparência e o envelhecimento da sua pele. Por isso é importante adotar uma alimentação anti-inflamatória que inclua cereais integrais; frutas e legumes de cores variadas; ácidos graxos ômega-3 dos peixes de águas frias; nozes; azeite extra-virgem e linhaça; e ervas e temperos ricos em antioxidantes, como chá verde, gengibre e cominho. Para manter a pele hidratada, beba pelo menos oito copos de água por dia.


É  importante evitar óleos parcialmente hidrogenados, gorduras trans e óleos vegetais poli-insaturados, todos pró-inflamatórios. Fique longe de alimentos que provocam o aumento rápido do açúcar no sangue e da insulina – como os industrializados ricos em açúcar e amido – e que desencadeiam inflamações. Isto ocorre num processo chamado glicação: o açúcar se liga às fibras de colágeno da pele, tornando-a rígida e sem elasticidade, propiciando a formação de rugas. O envelhecimento precoce da pele também é causado pelos efeitos do sol, por estresse, poluição e falta de exercício.

“Supersuplementos” para a pele

Suplementos vitamínicos e minerais ajudam a fornecer ao organismo os nutrientes de que ele precisa. Quantidades extras de certas vitaminas podem ser indicadas em situações específicas: em especial a vitamina A (que reconstitui os tecidos e equilibra a oleosidade), C (que o corpo usa para produzir colágeno, proteína que mantém a pele firme) e E (que previne a formação de rugas, protegendo a pele contra os raios UV). Os suplementos a seguir retardam o envelhecimento porque são agentes antioxidantes ou anti-inflamatórios naturais.

Ø  O ácido alfalipoico é um “poderoso antioxidante que protege contra os radicais livres (subprodutos metabólicos prejudiciais que aceleram o envelhecimento);
Ø  A coenzima Q10 é um antioxidante anti-inflamatório. Bom para a saúde da gengiva;
Ø  O óleo de peixe contém ácido docosahexanoico (DHA) e ácido eicosapentaenoico (EPA), ácidos graxos essenciais que preenchem a pele, deixando-a maleável;
Ø  A semente de uva tem proantocianinas oligoméricas (OPCs), antioxidantes que previnem os sinais de envelhecimento e;
Ø  O zinco equilibra a função das glândulas sebáceas e é cicatrizante.

 Postado por: Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira


Fonte: Livro “Beleza natural.”, Readers Diges’t Brasil LTDA, Ranna Studio, Rio de Janeiro,  2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário