O professor exerce uma função única dentro da escola! É o elemento de ligação entre o contexto interno e externo, proporcionando o conhecimento dinâmico ao aluno. Na maioria das vezes a matéria mais adorada pelas crianças na escola, é a Educação Física, porém, os pais de alunos e até eles mesmos, provavelmente não sabem quais são os benefícios e a real importância da Educação Física.
Durante a época da Ditadura Militar (entre os anos de 1964 e 1985), houve forte pressão, com o objetivo da Educação Física influenciar os jovens alunos a se tornarem atletas, e também a busca continua pelo desempenho esportivo e vitória.
Tal metodologia esportista beneficiava integralmente os esportes na escola (futebol, vôlei, basquete, handebol entre outros), onde muitas vezes os alunos menos habilidosos e com sobrepeso eram deixados de lado. Muitas vezes este comportamento ainda se reflete até os dias atuais para alguns professores e consequentemente para os próprios alunos.
Quando algum aluno ou pai de aluno é indagado quanto ao que a Educação Física deve ensinar, não é difícil surgir a resposta que a Educação Física é a pratica e o ensino dos esportes na escola. A Educação Física é muito mais do que o esporte. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referência criada pelo governo federal para padronizar o ensino no país, estipula que a Educação Física deve abordar vários esportes, as lutas (karatê, capoeira, judô, e outras), ginásticas, atividades expressivas e rítmicas (como por exemplo dança, teatro) e o conhecimento para o corpo (noções básicas do sistema muscular, ósseo, digestivo, importância da boa alimentação, entre muitos outros).
A Educação Física aborda diversos temas e não somente o esporte, mas além disso, a visão e objetivo da Educação Física mudou. Hoje podemos definir que o objetivo da Educação Física é auxiliar o aluno no seu desenvolvimento físico, social. Dentre os benefícios físico podem se destacar o controle do peso corporal (evitando ou diminuindo o sobrepeso e a obesidade), melhora da capacidade cardiorrespiratória, mais força e resistência muscular, aumento da densidade óssea. O professor de Educação Física é responsável por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, orientar a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrigir a postura durante a realização dos exercício, verificar a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.
Assim como os demais professores, o educador físico tem um papel de suma importância dentro da escola. Os ensinamentos rompem barreiras dentro das quadras com jogos, lutas, danças e atividades lúdicas, portanto assim otimiza não só o ensino, mas também a qualidade de vida de todos os envolvidos!
Referências Bibliográficas
BETTI, M. Por uma teoria da prática. Motus Corporis, (Edição Especial), v. 3, n. 2, p. 73-127, dez. 1996.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/
SEF, 1998, v. 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário