terça-feira, 25 de novembro de 2014

ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE SAL NAS PREPARAÇÕES




A alimentação é imprescindível para a sobrevivência humana, como necessidade básica e vital. Entretanto, ultrapassa a função biológica uma vez que as pessoas incorporam significados ao ato alimentar modelados pela cultura e organização social.

Os condimentos ou temperos são constituídos de uma ou diversas substancias sápidas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregado nos alimentos com o fim de modificar ou exaltar o seu sabor. 

O sal é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial. Globalmente, 7,6 milhões de mortes prematuras, cerca de 54% dos acidentes vasculares cerebrais e 47% da doença isquêmica cardíaca são atribuídos à elevação da pressão arterial. A ingestão elevada de sódio também se associa com acidente vascular cerebral, hipertrofia ventricular esquerda e doenças renais.                                                                                                   

O padrão alimentar para a redução da quantidade de sal na elaboração de alimentos: a retirada do saleiro da mesa; restrição das fontes industrializadas de sal: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote tipo snacks; uso restrito ou abolição de bebidas alcoólicas; preferência por temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, em substituição aos similares industrializados.

Por isso, complementar e incentivar o uso dos condimentos na nossa alimentação é importante, pois apresenta fatores antioxidantes, vitaminas e minerais, realçando sabor e promovendo saúde.

Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: www.abia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário