sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Alimentação saudável da adolescência para a vida adulta


 Um estilo de vida ativo em adultos está associado a uma redução da incidência de várias doenças crônico-degenerativas bem como a uma redução da mortalidade cardiovascular e geral. Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo.                                                             
Na infância e adolescência é o momento da criança estabelecer uma alimentação saudável, entender as necessidades do corpo que está em desenvolvimento assim como as necessidades nutricionais, por isso da-se a importância de obter uma alimentação rica em vitaminas e minerais.

Uma alimentação rica em guloseimas, salgadinhos, hambúrgueres, carboidratos simples, frituras, refrigerantes, embutidos, além de ser calóricos são  ricos em sódio, carboidratos simples, gorduras.

Hoje a Obesidade faz parte do mal do nosso seculo juntamente com a Síndrome metabólica, no qual há alguns anos atrás a preocupação era com os adultos e idosos, porém já vem afetando as crianças, esse aumento está relacionado a mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares, sedentarismo, alto consumo de alimentos ricos em açucares e gordura.
As crianças muitas das vezes por motivo de segurança não saem mais na rua para brincar, correr, e sim ficam muito tempo na frente da TV, computador e videogame.

A pratica da atividade física juntamente com uma dieta adequada, visando as necessidades individuais de cada individuo ajuda futuramente a ser um adulto saudável sem precisar conviver com uma Doença como a obesidade, Hipertensão arterial, Diabetes mellitus.

"Uma criança saudável será um adulto saudável"



                                          

Postado por: Aline Roschel

Fonte: LAZZOLI, J. K.et al. Atividade física e saúde na infância e adolescência.


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário