segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vitaminas Lipossolúveis


As vitaminas são compostos orgânicos que são necessários em pequenas quantidades, sendo, no entanto, essenciais para a realização de muitos dos processos que ocorrem no nosso organismo. A maioria das vitaminas chega ao organismo apenas por via alimentar, sendo, por isso, muito importante que esta seja correctamente assegurada para evitar que ocorram deficiências.

Existem algumas vitaminas que podem chegar ao nosso organismo por outras vias como por exemplo: a vitamina D, que é sintetizada pela acção da luz solar na pele; a vitamina B12, o Folato, a Biotina e a vitamina K que podem ser sintetizadas pelas bactérias intestinais; a vitamina B3 (Niacina) que pode ser sintetizada a partir do triptofano (aminoácido essencial presente no código genético); e a vitamina A que pode ser sintetizada se houver β-caroteno (pigmento carotenóide). No entanto, estas vitaminas podem não ser sintetizadas em quantidades suficientes, pelo que há que complementar com a ingestão dietética.
As vitaminas lipossolúveis são absorvidas juntamente com os lípidos e a sua absorção necessita da presença de bílis (secreção produzida pelo fígado que atua na digestão dos lípidos) e do suco pancreático (secreção produzida pelo pâncreas que atua na digestão de macronutrientes). São transportadas através do sistema linfático para o fígado através das lipoproteínas e são posteriormente armazenadas nos tecidos.
Vitamina A
Vitamina D
Vitamina E
Vitamina K

Vitamina A

Vitamina A é o termo utilizado para o componente ativo retinol e os seus percursores carotenóides.

Funções

A vitamina A é necessária para um desenvolvimento adequado, desempenhando um papel fundamental no crescimento, desenvolvimento ósseo, mecanismos imunológicos, na reprodução e na diferenciação de tecidos. É também necessária para a síntese de rodopsina na retina (necessária para a visão nocturna).

Fontes alimentares

Cenoura, Batata-doce, Espinafres, Couve-galega, Agrião, Manga, Couve portuguesa, Pimento, Grelos de nabo, Damasco, Grelos de couve, Brócolos, Diospiro, Meloa, Melão, Couve Lombarda, Abóbora, Papaia, Fígado, Creme vegetal, Gema de ovo, Natas, Queijo, Pimentos, Rim, Leite

Carência

Os sintomas de deficiência são: distúrbios da visão nocturna, perda de integridade da pele e das membranas mucosas, perda de apetite, inibição de crescimento, malformações ósseas, perda de paladar, entre outros. As consequências que põem advir da carência de vitamina A são: cegueira nocturna, xeroftalmia, infecção e alterações cutâneas.

Vitamina D

A vitamina D encontra-se sob a forma de duas moléculas: o colecalciferol (vitamina D3 e principal forma) e o ergocalciferol (vitamina D2). A principal fonte desta vitamina é a radiação ultravioleta, que é essencial para a sua produção a partir do 7-dehidrocolesterol. As formas D2 e D3 são biologicamente inactivas. Uma parte da vitamina D absorvida é convertida em 25-hdroxivitamina D no fígado, uma forma biologicamente pouco activa, sendo que é nos rins que vai ser produzida a principal forma activa de vitamina D: 1,25-diidroxivitamina D (calcitriol).

Funções

A vitamina D desempenha funções ao nível da imunidade, reprodução, secreção de insulina e diferenciação dos queratócitos (células que integram a epiderme, uma das camadas da pele). Está também envolvida no transporte activo de fosfato no intestino e na homeostase do cálcio (em conjunto com a hormona paratiroideia pode provocar perda de cálcio nos ossos e aumentar a reabsorção renal de cálcio e fosfato).

Fontes alimentares

Creme vegetal, Gema de ovo, Fígado, Natas, Leite

Carência

O risco de carência de vitamina D pode ocorrer em indivíduos que estão expostos o suficiente à radiação solar, ou cuja capacidade de conversão da vitamina D está reduzida, como é o caso de indivíduos de pele escura, que contêm níveis elevados de melanina (pigmento), em idosos, ou em indivíduos cujas necessidades de vitamina D se encontram elevadas, como é o caso das crianças ou durante a gravidez.
Os sintomas de deficiência são: malformações ósseas, fraqueza e sudorese excessiva (muito suor).
A deficiência em vitamina D origina: raquitismo nas crianças e osteomalácia nos adultos podendo também originar osteoporose.

Vitamina E

A Vitamina E apresenta-se sob a forma de tocoferóis - alfa (α), beta (β), gama (γ) e delta (δ) - e tocotrienóis - alfa (α), beta (β), gama (γ) e delta (δ). O α-tocoferol é a única forma que é armazenada no organismo na sua forma ativa e é a forma que apresenta maior importância a nível nutricional.

Funções

A vitamina E desempenha função antioxidante: previne a peroxidação dos ácidos gordos polinsaturados e protege as membranas celulares da ação prejudicial dos radicais livres.

Fontes alimentares

Creme vegetal, Óleo de milho, Avelã, Amêndoa, Margarina, Óleo de soja, Óleo de amendoim, Azeite, Pinhão, Amendoim, Noz, Pistáchio

Carência

A carência não ocorre frequentemente, no entanto se tal se verificar, pode ocorrer o aparecimento de neuropatia periférica (disfunção dos nervos periféricos).

Vitamina K

A vitamina K ocorre naturalmente sob duas formas: vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona), que se encontra principalmente nos vegetais, e vitamina K2 (menaquinona), sintetizada por bactérias no tracto intestinal dos seres humanos e de vários animais.

Funções

A vitamina K é co-factor da enzima carboxilase e desempenha um papel fundamental na coagulação sanguínea através da formação de protrombina e outros factores indispensáveis para o processo de coagulação.

Fontes alimentares

Espinafres, Óleo de soja, Brócolos, Couves de Bruxelas, Couve, Alface, Espargos, Azeite, Manteiga

Carência

A carência de Vitamina K é rara, no entanto está normalmente associada a malabsorção lipídica ou destruição da flora intestinal, originando perdas hemáticas (sanguíneas) elevadas.

Postado por: Graziela Cervilla Toce

Fonte: Associação Portuguesa de Dietistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário