segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Exercícios Aeróbicos X Exercícios Anaeróbicos





 

      
          Qual a diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos?


  A diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos está no combustível usado para síntese de ATP. Primeiro, vamos entender o que é ATP, para que você possa entender a diferença entre estes dois tipos de exercício. ATP (sigla do “palavrão” Adenosina Trifosfato ou Trifosfato de Adenosina) é uma molécula indispensável à vida.

·         Fortalecimento da estrutura cardiorrespiratória, pois exige bastante do coração e dos pulmões;
·         Diminuição da pressão arterial;
·         Melhora da circulação sanguínea;
·         Elevação das reservas de energia nos músculos, aumentando a resistência.


 Essa molécula foi a engenhosa solução achada pela natureza e pela evolução para compor um sistema simples, rápido e robusto de trocar energia. A diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos está no combustível usado para síntese de ATP. No caso dos exercícios aeróbicos (ou aeróbios), como diz o próprio termo, o combustível é o ar. 
 O exercício aeróbico é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Exemplos de exercícios aeróbicos:                                        


 No caso dos exercícios anaeróbicos (ou anaeróbios), não há uso prioritário do oxigênio como fonte de energiaEstes exercícios são atividades de curta duração e de grande intensidade, e muitos são direcionados apenas para alguns grupos musculares, como no cado da musculação.

 Apesar do sistema aeróbico não conseguir produzir ATP tão rápido quanto o sistema anaeróbico, ele consegue produzi-lo em maiores quantidades. A via aeróbica é lenta, pois depende do oxigênio, de várias enzimas e processos moleculares. Por isso, o exercício aeróbico é mais eficiente quando tem baixa intensidade, mas longa duração.

Vantagens e desvantagens do exercício aeróbico
A via aeróbica é lenta, pois depende do oxigênio, de várias enzimas e processos moleculares. Por isso, o exercício aeróbico é mais eficiente quando tem baixa intensidade, mas longa duração.
As vantagens do exercício aeróbico são:
  • Fortalecimento da estrutura cardiorrespiratória, pois exige bastante do coração e dos pulmões;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Elevação das reservas de energia nos músculos, aumentando a resistência.
 Sendo assim, a prática constante de exercícios aeróbicos ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e respiratórias.
 Atividades aeróbicas de alto impacto, como corrida, tênis etc. estimulam o crescimento e fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

Vantagens e desvantagens do exercício anaeróbico

A via lática é potente na produção de resultados, porém, a desvantagem é a produção do ácido lático, que causa dor e desconforto.
  • O treino de força, por exemplo, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, artrite e dor nas costas;
  • O exercício anaeróbico é altamente eficaz para o aumento e manutenção da massa magra, aumento do metabolismo e do tônus muscular.
Fonte disponível em - http://hiitbrasil.com/exercicios-aerobicos-e-anaerobicos
Postado por Vanessa Policastri

Nenhum comentário:

Postar um comentário