segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Beta Alanina - beneficios

Beta Alanina – Para que serve quais seus benefícios e como tomar

A beta alanina é um aminoácido não essencial como a glutamina, assim sendo, o nosso corpo é capaz de produzi-la sem nenhum problema. Porém, para melhorar a performance nos treinos é necessário consumir esse aminoácido através de outros alimentos como carnes vermelhas e brancas e também através da suplementação. Os aminoácidos são necessários para a construção da proteína, nutriente base para a formação muscular. Se não há aminoácidos, não há como sintetizar proteínas e eis que chegamos ao ponto da importância de consumir beta alanina.




O que a beta alanina faz?

Como já foi dito, a beta alanina é um aminoácido e, portanto, não pode sintetizar uma proteína sozinha. Ela aumenta a concentração de carnosina, uma substância formada por outros dois aminoácidos: alanina e histidina. Com a carnosina ou L-carnosina em alta, a falha muscular demora mais para se desenvolver já que ela atua revertendo os danos na fibra muscular que ocorrem na musculação. Dessa forma, o seu desempenho melhorará já que você conseguirá se exercitar por mais tempo sem sentir dor.

Benefícios da beta alanina

A beta alanina não é benéfica apenas para os exercícios anaeróbicos e de alta intensidade. Ela é bastante útil para pessoas que fazem treinamentos aeróbicos intensos como corridas, ciclismo ou natação. Neste caso também ocorre o aumento da performance do atleta quando ele ingere a suplementação com beta alanina.
Um benefício consequente de todo esse aumento no desempenho dos exercícios é o fato da alanina promover maior crescimento muscular. Quando você aumenta o tempo de exercícios intensos e leva um intervalo considerável até chegar à fadiga muscular, obviamente mais músculos serão lesionados e mais reconstrução muscular haverá. Resumindo, a beta alanina é um agente ergogênico, um aminoácido que não constrói músculos.
Existem duas boas vantagens em consumir a beta alanina. A primeira é o seu preço acessível, muito mais viável do que a carnosina. Além do mais, esta, tem boa parte de sua eficácia perdida quando passa pelo estômago, o que não acontece com a beta alanina. Assim, é possível utilizar um suplemento que aumenta a performance muscular e ainda possui propriedades que ajudarão no pós-treino atuando como um reparador das lesões musculares.

Como funciona a Beta Alanina fisiologicamente falando?

Quando estamos nos exercitando, praticando atividades anaeróbicas e trabalhando com cargas que oferecem elevada intensidade aos músculos ocorre o acúmulo de muito H+, ou seja, começa a ocorrer um processo de acidose muscular. É esse o fato que faz com que você sinta aquele “ardor” na musculação e tenha que parar para que o músculo se recupere. A beta alanina age como um efeito tampão, uma substância básica que consegue equilibrar o pH do meio fazendo que você demore mais tempo parar sentir aquela dor característica da fadiga muscular.

Efeitos colaterais

O único efeito colateral relatado até o momento, é o formigamento e leve coceira nos membros e extremidades (pernas, braços, mãos e pés) que desaparecem depois de cerca de 20 minutos. Esse formigamento não causa malefício à saúde e ocorre devido a alta concentração desse aminoácido no sangue.

Como toma a beta alanina?

Alguns podem achar a forma de suplementar a beta alanina muito parecido com o da creatina, pois deve levar cerca de 6 a 7 semanas. O uso de aproximadamente 6 g de beta alanina por dia, durante 28 dias, pode aumentar em até 60% a concentração da carnosina. O valor médio para ser usado diariamente varia de 4 a 8 g.


Referências:
PAINELLI V. S. e JUNIOR A. H. J. O Papel da Suplementação de Beta Alanina e Bicarbonato de Sódio na Atividade Tampão e Desempenho. Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Atividade Motora, Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, PIBIC-CNPq.

Elaborado por: Thais Lima e Petriane Moreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário