segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Farinha, farelo ou flocos de aveia?

Farinha, farelo ou flocos de aveia?

Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.
VARIEDADES
A aveia pode ser encontrada em três diferentes versões: farinha de aveia, farelo de aveia e aveia em flocos. Todas elas possibilitam o consumo de diversas maneiras e também fornecem diferentes nutrientes. 
·         Flocos: Trata-se do grão prensado integralmente – um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A versão de flocos finos – quando eles são submetidos à moagem – é tradicionalmente usada no preparo de sopas, mingaus e tortas.
·         Farelo: Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, conta com a maior concentração de fibras Betaglucanas – são 9 gramas para cada 100 do farelo. Pode ser salpicado sobre um prato já pronto, sucos, ou ser misturado à massa de pães, bolos, biscoitos e outros.
·         Farinha: Costuma ser obtida da parte interna do grão e, assim, perde na porção de fibras para o farelo e o floco. É empregada principalmente nas receitas de pães, panquecas e bolos, e devido aos seus nutrientes, torna-se uma alternativa mais saudável à farinha de trigo, apesar do alto teor de Glúten de ambos.

Fonte: http://www.mundosimples.com.br/alimentacao-nutricao-beneficios-da-aveia.htm

Elaborado por: Thais Lima e Petriane Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário