quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ALIMENTAÇÃO X 3º IDADE E DICAS

ALIMENTAÇÃO X 3º IDADE E DICAS



Recomendações gerais para a alimentação de idosos

Energia
A alimentação do idoso deve ser menos calórica do que a de um adulto, uma vez que sua atividade física é menor e o metabolismo, reduzido.

Hidratação
Em parte, o envelhecimento é um lento processo de perda de água, e por isso esse grupo etário costuma apresentar propensão à desidratação. Para manter e melhorar o estado de saúde, é essencial o consumo de líquido na forma de água, sucos, caldos, chás e etc...

Carnes
Quando há falta de apetite o consumo reduzido e insuficiente de carnes, deve-se servi-las picadas, na forma de hambúrgueres, almôndegas, cozidos, guisados em vez de formas mais duras ou secas. Alternativas são os croquetes, os filés de peixe (sem pele nem espinhas) e os ovos.

Laticínios
Podem ser consumidos nas opções desnatados, se houver controle de peso ou risco cardiovascular, sob forma de iogurte ou coalhada para que o idoso os aceite bem e não descuide do seu consumo. Este grupo de alimentos, por outro lado, costuma ter boa receptividade neste grupo etário.

Frutas e Verduras
É conveniente um bom consumo de frutas e verduras variadas e em quantidade suficientes – sejam frescas, congeladas, cruas ou cozidas. No caso das frutas, devem ser ingeridas maduras descascadas ou na forma de salada de frutas. Algumas alternativas de consumo são as frutas em calda ou compotas e os sucos ou vitaminas.

Gorduras
É importante conter a ingestão das gorduras “ocultas” em bolos elaborados, pratos prontos e doces em geral. Também não é conveniente abusar de embutidos gordurosos, como bacon, presuntos, queijos amarelos, etc. O azeite de oliva constitui a gordura mais adequada, tanto para refogar como para temperar.

Fonte: http://www.conceive.com.br/noticia04.html

Publicado por: Petriane Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário