sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Óleos e Gorduras
Para entendermos melhor a respeito dos lipídeos (óleos e gorduras), precisamos saber a diferença entre óleos vegetais, gorduras vegetais e gorduras animais.
Óleos e gorduras são fundamentais na alimentação, pois, fornecem energia (9 Kcal/g), auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), além de contribuir para o sabor e palatabilidade dos alimentos. Após a quebra dos óleos ou gorduras através da digestão são formados os ácidos graxos.

Ácidos graxos saturados:  encontrados tanto em alimentos de origem animal (carnes em geral, manteiga, banha) tanto vegetal (óleo de coco, cacau, dendê, abacate). Em geral, o excesso eleva os níveis de colesterol LDL (ruim), triglicerídeos, entupimento das artérias, entre outras doenças cardiovasculares.

Ácidos graxos insaturados: dividem-se em monoinsaturados e poli-insaturados, são considerados gorduras boas, pois são essenciais para o aumento do colesterol HDL (bom), no controle de inflamações em geral, entre outros benefícios. Estão presentes no azeite de oliva, óleos vegetais em geral, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, linhaça, chia), abacate, peixes, etc.

Ácidos graxos trans: quando óleos vegetais líquidos são transformados em gorduras sólidas com a adição de hidrogênio. Com isso torna-se uma gordura ruim associada com o aumento do colesterol LDL, redução do colesterol HDL, aumento da obesidade abdominal e processo inflamatório no organismo (aumenta risco de artrite, obesidade, colites, etc). No rótulo dos alimentos observa-se o nome na lista de ingredientes como gordura vegetal hidrogenada presente principalmente nas margarinas, pães, biscoitos, batatas fritas, sorvetes, salgadinhos, pastéis, bolos, dentre outros produtos alimentícios industrializados.

De acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira óleos e gorduras devem ser utilizados em pequenas quantidades ao temperar, cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Desde que utilizados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, os óleos e gorduras contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que fique nutricionalmente desbalanceada.


Fontes de pesquisa:
http://www.bensaude.com.br/noticias/leitura/522/Gorduras-e-%C3%B3leos-qual-usar?

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Publicado: Tamiris Medolago e Jader Sabino


Nenhum comentário:

Postar um comentário