quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Homeopatia x Fitoterapia






 


HOMEOPATIA
Tem como matéria-prima
produtos vegetais, animais
ou minerais, que são
dinamizados.





FITOTERAPIA
Usa somente espécies
vegetais não dinamizadas,mas
estratificadas e, em alguns
momentos, concentradas.







       A homeopatia e a fitoterapia possuem semelhanças por serem alternativas que buscam o tratamento de várias doenças de forma natural, sendo assim, não utilizam materiais industrializados. Porém, estas duas terapias medicinais possuem diferenças.
        A fitoterapia é o método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal, sob orientação de um profissional habilitado.
Contempla a utilização de plantas medicinais in natura, de drogas vegetais, além de fitoterápicos. A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Resolução RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 10/20108, reconhece os efeitos terapêuticos e define forma de uso, posologia, contraindicações e efeitos adversos de inúmeras drogas vegetais, entendendo-se por droga vegetal planta medicinal ou suas partes, que contêm substâncias ou classes de substâncias responsáveis pela ação terapêutica após processo de coleta, estabilização e secagem, e que podem ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada. Esses produtos notificados como drogas vegetais só podem ser utilizados sob forma de infusão, cocção ou maceração, e oferecem uma concentração de princípio ativo compatível com baixo risco de toxicidade e pequeno ou ausente efeito adverso; prestam-se ao alívio sintomático de moléstias de baixa gravidade, podendo ser adotados como terapia coadjuvante da atenção dietética prestada pelo nutricionista. O fitoterápico é o produto obtido de planta medicinal, ou de seus derivados, exceto substâncias isoladas, com finalidade profilática, curativa ou paliativa  Ou seja, quando da planta fresca ou da droga vegetal se extraem os marcadores/princípios ativos, concomitantemente a outros componentes, obtêm-se produtos tais como tintura, extrato fluido, extrato seco e óleos, entre outros que serão empregados na obtenção do fitoterápico. Esses produtos são exclusivamente de origem vegetal e não contém substâncias ativas isoladas. 
      O nutricionista pode complementar a sua prescrição dietética com a adoção do embasamento científico da fitoterapia quando houver indicações terapêuticas relacionadas com suas atribuições. 
       Na homeopatia, o paciente é observado como um todo, levando em consideração seus relatos, humor, exercícios físicos, higiene, problemas, entre outros elementos. São informações que serão utilizadas para buscar o equilíbrio das energias reguladoras da saúde do indivíduo, de modo que ele possa se recuperar de maneira satisfatória. A homeopatia trata de várias doenças utilizando substâncias naturais que possuem elementos causadores dos mesmos sintomas sofridos pelo paciente, sendo que esses elementos são de origem mineral, animal ou vegetal.
      É importante lembrar que não há evidência científica de que a homeopatia seja eficaz contra qualquer problema de saúde. De acordo com uma extensa revisão de estudos promovida pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália, a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crônicos ou graves.




Fonte: RASBRAN - Revista da Associação Brasileira de Nutrição. São Paulo, SP, Ano 5, n. 1, p. 69-72, Jan-Jun. 2013 - ISSN 1983-3164 | ISSN 2177-7527 (online)/
CRN3.org.br

Postado por: Mayara Alves Terra








Nenhum comentário:

Postar um comentário