terça-feira, 21 de março de 2017

Aquisição de carnes



As melhores escolhas devem ser feitas por carnes magras, sem gorduras e sem pele, devem ocorrer em estabelecimentos confiáveis, que cumpram os requisitos sanitários definidos pelo Serviço de Inspeção Federal, Estadual e Municipal. As carnes devem sempre estar sob refrigeração. No caso de carnes pré-embaladas resfriadas e/ou congeladas, verificar se as embalagens estão íntegras e dentro do prazo de validade.


As carnes bovinas e similares devem ter cor vermelho brilhante, vermelha púrpura a marrom, sem sinais de recongelamento (gelo de cor avermelhada) nem apresentar manchas esverdeadas ou outras cores estranhas.

Carnes moídas podem ser diversos tipos de carnes, de várias procedências, com temperaturas diferentes e datas de validades diferentes que foram trituradas e embaladas juntas, portanto, devem ser moídas na hora a partir de escolha de uma peça.








Carnes suínas devem estar com cor característica vermelho pálida e não devem apresentar escurecimento ou manchas esverdeadas e/ou outras cores estranhas ao produto, deve-se observar se há formações redondas brancas de cisticercos, semelhantes a “canjicas”, se apresentar não devem ser consumidas.







Quanto às aves observar se a consistência é firme, não amolecida, nem pegajosa, com odor característico. A cor característica é amarelo-rosada, sem escurecimento e/ou manchas esverdeadas.







Na aquisição dos peixes deve-se redobrar os cuidados devido a pele e as vísceras dos mesmos possuírem bactérias patogênicas e deterioradoras. A maior influência no momento da decisão de compra do pescado está baseada na aparência externa do produto, seguida pela cor, firmeza e uniformidade. O peixe deve ser fresco, apresentar escamas firmes, úmidas, com brilho e sem nenhum hematoma ou manchas. Os olhos devem estar brilhantes e salientes. As brânquias devem apresentar cor rosa a vermelha brilhante e estarem úmidas. A carne deve estar firme ao toque, com odor característico e sempre mantida sob refrigeração.




http://www.fazu.br/ojs/index.php/posfazu/article/viewFile/326/232
Por Tamiris Medolago

Nenhum comentário:

Postar um comentário