quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Importância da Reposição de Eletrólitos

Para os atletas amadores ou para os profissionais a reposição de eletrólitos que são substâncias inorgânicas ou seja, minerais específicos para manter a funções das células dentro de um parâmetro de normalidade, são essenciais para potencializar seus treinos e principalmente para manter uma qualidade de vida saudável. Vale lembrar que nem todas as técnicas de nutrição para aumentar a performance atlética ou melhorar a estética corporal podem ser aplicáveis a todas as pessoas.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão quanto a esse assunto um profissional especializado deve ser consultado. Principalmente no caso da reposição de eletrólitos que se houver uma ingestão deficitária de líquidos prejudicando a hidratação corporal pode ocorrer um desequilíbrio eletrolítico que prejudicará além da performance do praticante de esportes e exercícios físicos, sua saúde orgânica.
Principais Eletrólitos Associados à Fisiologia dos Músculos Corporais
Sódio
Considerado como o principal eletrólito do liquido extracelular o sódio apresenta como principal função manter o volume circulante e da circulação que é de extrema importância para  o transporte de diversas substâncias para o trato intestinal, além da absorção da glicose. Ele é adquirido para o corpo da pessoa através dos alimentos consumidos utilizado em temperos por exemplo, pois não é produzido pelo organismo humano.
De acordo com especialistas quando há perda de sódio, através da sudorese não é necessário haver complementação, uma média de consumo considerado saudável é de cerca de quinhentas a duas mil e quatrocentas miligramas ao dia, ou ¼ d e uma colher de chá. Em treinos prologados é recomendável ingerir uma bebida que contenha cerca de 0,7g  de sódio a cada quinze minutos.
potássio é considerado como o principal eletrólito do líquido intracelular, e apresenta várias funções no organismo humano, entre elas: Facilitar a conversão através do fígado de glicose em glicogênio; Transportar O2;Auxiliar na contração dos músculos do corpo;Regular o sistema hídrico e a pressão arterial, entre outras.
Como também não é fabricado pelo corpo do indivíduo, deve ser adquirido por uma dieta alimentar composta de alimentos que sejam ricos nesse eletrólito. É recomendado para ingestão diária de 1600 a 2000 mg.
Cloreto
Seu controle metabólico é como o realizado com o eletrólito sódio, e a função renal da pessoa principalmente é quem determina sua regulação. O cloreto é mais abundante no meio extracelular, porém tem   a capacidade de se difundir muito rápido entre os meios extra e intracelular, ajudando na regulação da pressão exercida pela água que a força a atravessar a membrana da celular, que é conhecida como pressão osmótica, além de contribuir no transporte de gases dentro do corpo humano e regular a acidez básica.
o sal de cozinha utilizado pelas donas de casa é o cloreto de sódio sendo a única fonte de de cloreto no sangue. A menor concentração do cloreto em relação à de sódio é devido ao sódio sanguíneo ser produzido  através do bicarbonato ou cloreto de sódio.
Riscos à Saúde pela Má disposição dos Eletrólitos
Os atletas e praticantes de atividades físicas em geral já sabem que uma boa hidratação corporal  está associada a um bom desempenho esportivo, além de prevenir possíveis distúrbios fisiológicos. No entanto pelo esforço físico pode ocorrer um excesso de suor e se a ingestão de água ou líquidos não for suficiente com a reidratação após a prática esportiva, pode ocorre em virtude da sudorese excessiva uma grande perda de sódio e as pessoas ficam mais propensas a sentirem reações indesejadas como cãímbras nos músculos, por exemplo.
O quadro de sudorese intensa demanda uma hidratação eficiente pela perda dos eletrólitos e água através da transpiração, pois se essas substâncias não forem repostas  o indivíduo apresentará um quadro clínico de déficits desses eletrólitos. Outros minerais como cálcio,potássio e magnésio se também estiverem insuficientes no organismo humano também contribuem para ocasionar além da cãimbra outros problemas  motores  e neurológicos.
Quando a sudorese dura por várias horas sem reposição adequada de sódio pode ocorrer uma hiponatremia que é um quadro clínico caracterizado por sintomas como fraqueza,choque, cefaléia, apatia, hipotensão ortostática e taquicardia, entre outros. Os especialistas informam que para evitar todas essas complicações basta adicionar um pouco de sal na dieta alimentar para ajudar na prevenção do déficit de sódio restaurando a hidratação corporal necessária para o equilíbrio da saúde do indivíduo.

Por Salete Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário