quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Alimentos Funcionais

Alimentos Funcionais



O efeito benéfico de determinados tipos de alimentos sobre a saúde do hospedeiro é conhecido há muito tempo. Apesar disso, o estudo desses alimentos, atualmente denominados alimentos funcionais, e de seus componentes responsáveis por esse efeito, tornou-se intenso apenas nos últimos anos. São considerados alimentos funcionais aqueles que, além de fornecerem a nutrição básica, promovem a saúde. Esses alimentos possuem potencial para promover a saúde por meio de mecanismos não previstos pela nutrição convencional, devendo ser salientado que esse efeito restringe-se à promoção da saúde e não à cura de doenças. O termo nutracêutico diz respeito a um alimento ou ingrediente alimentar que proporciona benefícios médicos e/ou de saúde, incluindo prevenção e tratamento de doenças.

Segue cinco causas para o aumentar o consumo de alimentos funcionais: 

  • Prevenir ao invés de curar doenças;
  • Diminuir os custos médicos; 
  • Buscar pela saúde e a nutrição; 
  • Envelhecimento da população com saude; 
  • Desejo de combater os males causados pela poluição, por microrganismos e agentes químicos no ar, na água e nos alimentos 


O objetivo primário do consumo de alimentos funcionais é melhorar, manter e reforçar a saúde dos consumidores via alimentação.

Fonte: Oliveira , M.N,  Sivieri , K, Alegro , J.H.A, Saad , S . S .I .Aspectos tecnológicos de alimentos funcionais contendo probióticos . Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas - São Paulo , 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário