quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Atividade física na artrose




Artrose é um processo inflamatório que degenera a cartilagem de uma articulação. No inicio, ocorre aspereza da cartilagem, dessa forma, durante movimentações, as fricções aumentam. E essas fricções em grandes quantidades causam dor e pioram ainda mais quando há agravamento do quadro, nessa fase, a cartilagem já está praticamente toda destruída, ai ocorre o atrito diretamente com os ossos, e então, o desgaste dos mesmos.
A idade é um dos fatores agravantes para o inicio da artrose, porém existem outros fatores de risco, como obesidade, trabalhos que exijam muito das articulações, falta de atividade física ou excesso de atividades de alto impacto, além de fatores hereditários.
Muitos estudos científicos tem afirmado que a realização de exercícios físicos pode diminuir a dor, melhorar a função, humor e a qualidade de vida de indivíduos com artrose.
É recomendada a realização de atividades aeróbicas com intensidade moderada, abaixo segue exemplos de atividades mais adequadas para adultos com artrose:

Atividades de baixo impacto aeróbico, como: caminhadas rápidas, ciclismo, natação, hidroginástica, ginástica de grupo e dança;
- Exercícios de fortalecimento muscular: musculação e trabalho de resistência. Estes tipos de exercícios podem ser realizados em casa ou em uma academia;
- Exercícios de equilíbrio também são importantes para quem tem artrite.  Andar para trás, de pé sobre um pé, pilates, exercícios em plataforma vibratória, e outros.

É importante que nesse tipo de patologia ocorra uma fase de adaptação, no caso de algumas pessoas que não pratiquem atividade física, deve-se começar com uma quantidade reduzida de atividades. A quantidade deve ser aumentada aos poucos, adequando o tempo de ajuste que o corpo precisa.
Os sintomas da artrose podem ir e voltar constantemente, a grande maioria das pessoas costuma parar completamente a atividade quando os sintomas aumentam, o correto é que haja modificação da atividade, diminuição da frequência, duração ou intensidade.

Pessoas com artrose devem estar sob os cuidados de um profissional de saúde, para que esses possam supervisionar as atividades e realizar as devidas indicações. Nos casos abaixo é de extrema importância que se médico seja comunicado:

- Dor aguda e constante;
- Dor que cause dificuldades para andar;
- Dores com duração de mais de 2 horas após o exercício ou que piorem à noite;
- Dor não aliviada com medicação, repouso ou compressas quentes/frias;
- Grande aumento de inchaço, quentura e vermelhidão nas articulações.



Um comentário:

  1. You made some respectable points there. I regarded on the internet for the difficulty and found most people will go along with along with your website. bovada casino

    ResponderExcluir