terça-feira, 27 de novembro de 2018

Vitamina A



A vitamina A é amplamente encontrada em alimentos de origem animal como fígado, leite, ovos, óleo de peixe na forma de retinol, que provém vitamina A e sua principal função está associada ao estímulo da renovação celular. Também encontrada nos alimentos de origem vegetais como vegetais folhosos verde-escuros, legumes e frutas amareladas e/ou verde-escuros, na forma de carotenoides, composto responsável pela cor da maioria das frutas e vegetais que comemos todos os dias, a qual pode alterar desde o amarelo até o vermelho.
Ambas são absorvidas no intestino delgado e dependem da ingestão de gorduras e da ação dos ais biliares para sua absorção no intestino. Após absorção, ocorre o transporte através do sistema linfático até o fígado, onde ficam estocados em grande quantidade.
Como é uma vitamina lipossolúvel, pode ocorrer déficit por baixa ingestão de gorduras, assim como por síndromes de má absorção ocasionadas por doenças hepáticas, pancreáticas, vias biliares e intestinais. Os sinais e sintomas clínicos dessa deficiência são: cegueira noturna, xeroftalmia, queratinização de células epiteliais, alterações no crescimento e diminuição da atividade das células que atuam na imunidade.
A deficiência da vitamina A ainda é um grande problema de saúde pública em vários países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Ocorre principalmente em pré-escolares, estando bastante associada à deficiência protéicocalórica.

  •         Estado nutricional deficiente;
  •         Má absorção em razão de diarreias e parasitas intestinais;
  •         Aumento da excreção;
  •         Variações sazonais na disponibilidade de nutrientes;
  •         Fatores sociais, pobreza, baixo nível educacional.




  • Quando a ingestão alimentar de certo nutriente estiver abaixo da recomendação média considerada para o indivíduo, associada a parâmetros bioquímicos que indiquem deficiência;
  • Quando a ingestão alimentar de determinado nutriente estiver abaixo da recomendação média considerada para o indivíduo, associada a parâmetros bioquímicos que indiquem deficiência;
  • Quando o indivíduo apresentar sinais e sintomas compatíveis com prejuízo de função de determinado nutriente;
  • Quando existirem condições de doença que promovam a deficiência de um ou mais nutrientes em particular, considerando a farmacoterapia e as interações medicamentos com nutrientes.


Fontes: https://scielosp.org/pdf/rpsp/2002.v12n3/173-179/pt. Acessado em 27/11/2018 ás 17:45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário