quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O que é bioimpedância?



A bioimpedância consiste em um exame que avalia a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Este método é bastante utilizado em academias e em complemento em consultas com nutricionistas para avaliar os resultados dos planos de treino ou da dieta, serve também como comparativo de evolução da composição corporal.
É bastante usado por atletas, mas também é muito benéfico para pessoas que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular de forma saudável.
A análise feita pelo exame de bioimpedância permite avaliar a condição do corpo no momento. Ela guia o tipo de dieta específico para aquela pessoa (dieta para ganho de massa muscular, para perda de gordura corporal, entre outros), proporcionando um atendimento individualizado.


Os aparelhos de bioimpedância permitem aferir a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo, pois uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar.
E assim a diferença entre a resistência da gordura, em deixar a corrente passar, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.
Toda a preparação é muito importante porque, por exemplo, no que diz respeito à água, se não houver hidratação adequada, o corpo tem menos água para a corrente elétrica percorrer e, por isso, o valor de massa gorda poderá ser maior do que o real.
Já quando existe retenção de líquidos, também é importante fazer o exame o mais cedo possível, e informar o técnico, pois o excesso de água no corpo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra, que também não reflete a realidade.

O que se avalia na bioimpedância?

Com um único exame de realização rápida, podem ser determinados os seguintes parâmetros:
  • Peso corpóreo;
  • Índice de Massa Corpórea (IMC);
  • Quantidade de massa magra (massa muscular);
  • Quantidade de massa de gordura corporal;
  • Quantidade de água corporal;
  • Percentual de gordura corpórea;
  • Taxa de metabolismo basal;
  • Relação cintura-quadril;
  • Impedância de cada segmento (membros, abdômen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário