segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A importância do consumo de selênio para o corpo


Selênio



Necessidade diária

A quantidade de selênio preconizada para um adulto ingerir diariamente é 55mcg. Gestantes necessitam de 60mcg e mulheres amamentando, 70mcg. (mcg = micrograma)
A função do selênio
Uma das principais funções do selênio é na proteção contra os famosos radicais livres, componentes que quando em excesso podem danificar os nossos tecidos corporais. Ele tem o que chamamos de atividade antioxidante.
O selênio atua como uma peça fundamental para o funcionamento de um composto (enzima glutationa peroxidase) que nos protege dos radicais livres. As funções de diversas células de defesa são influenciadas pelos seus níveis sanguíneos. Na formação do hormônio da tireoide, o selênio apresenta uma atuação importante.

Fontes de selênio

Diversos alimentos contêm selênio, mas o que mais determina o teor deles é a sua quantidade presente no solo. Isso pode ser um problema, pois como as plantas não necessitam de selênio para o crescimento, na agricultura moderna a adubação não recebe esse mineral incorporado aos compostos utilizados na terra. Na região norte, litoral e o sul do País o solo é mais rico em selênio.
O uso de alimentos industrializados também pode contribuir para a falta de ingestão de selênio, já que o refinamento, assim como a escolha por uma alimentação rápida e processada trará uma menor ingestão do mineral.

A castanha-do-pará é riquíssima em selênio. Algumas tabelas de valores nutricionais divergem entre si com relação ao seu teor. A tabela emitida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aponta para os seguintes valores em 100g do produto: 656 calorias com 1.917mcg de selênio. Sendo essa tabela uma das que trazem um dos valores mais elevados de selênio por 100g do produto, entendemos que uma única castanha (pesando cerca de 5g) contém 87mcg de selênio. Algumas tabelas trazem o valor de 55mcg de selênio por castanha-do-pará.

Efeitos tóxicos

De forma geral, os efeitos tóxicos são encontrados quando o consumo de selênio excede 850mcg por dia. Esse valor pode ser atingido ao ingerir diariamente dez castanhas-do-pará. É claro que ingerida em maiores quantidades, eventualmente, poderá não haver problema algum. A preocupação é com seu uso em grande quantidade por períodos prolongados. Quando há toxicidade, os principais sinais e sintomas são: hálito com odor de alho, cansaço, dores e fraqueza muscular, irritação, unhas e cabelos frágeis e com queda acentuada. Alterações no sistema gastrointestinal e sistema nervoso também podem ocorrer.
Portanto, a recomendação prática é: não consuma mais do que dez castanhas-do-pará por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário