sexta-feira, 10 de maio de 2019

Saiba o que são gorduras trans e onde estão presentes


A gordura trans está presente em alimentos industrializados, e esse tipo de gordura não é recomendado em nenhuma quantidade. Descubra em quais alimentos você encontra o nutriente e quais são seus malefícios. 

As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. São lipídios insaturados que contém uma ou mais ligações duplas isoladas (não-conjugadas) em uma configuração trans e estão presentes principalmente nos produtos industrializados. Os alimentos de origem animal, como carne e leite, possuem apenas pequenas quantidades dessas gorduras.

Para que servem as gorduras do tipo trans?


As gorduras trans formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar o aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim (LDL), além de reduzir os níveis de colesterol bom (HDL). É importante lembrar que não há informação disponível que ateste benefícios à saúde a partir do consumo de gordura trans.

Alimentos ricos em gordura trans?


Alimentos industrializados como margarinas, sorvetes, cremes vegetais, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos e os produtos preparados com esses ingredientes.

Como saber se o alimentos possui gordura trans?


A tabela nutricional não é o melhor parâmetro porque, nesse espaço, só é obrigado a constar essa gordura caso a porção do produto contenha mais de 0,1 grama do ingrediente. Ocorre que, muitas vezes, as empresas trabalham com porções pequenas, como dois biscoitos.

Fonte
Dra. Aline de Andrade - Nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Mestre em Ciências da Saúde na UFCSPA


Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário