quarta-feira, 7 de agosto de 2019


Nutrição esportiva

Se você acha que um corpo de um atleta é saudável, sarado e esbelto, só por causa dos exercícios físicos de altas intensidades, está muito enganado. Além das atividades regulares, a qualidade da alimentação dos esportistas é parte fundamental para manter o organismo forte diante as sobrecargas dos treinamentos. Por isso, a nutrição esportiva evolui todos os dias para preparar dietas e cardápios adequados para cada tipo de modalidade.
Sim, assim como nós, "seres normais", os "super atletas" também precisam de uma alimentação funcional direcionada às suas necessidades. Um corredor, por exemplo, precisa de determinados nutrientes que potencializem a sua velocidade, enquanto, um lutador de boxe carece de substância,que aumente sua força.

O importante, é identificar essas prioridades de acordo com a intensidade das atividades, para que o desempenho seja melhor, principalmente com mais ânimo, disposição e energia: "Os benefícios de uma alimentação correta para a prática de exercícios físicos são a melhoria de rendimento, bem-estar e qualidade de vida".

 

Malhar, nadar, correr, lutar... Qual é a dieta alimentar indicada para cada esporte?

1 - Crossfit: Por ser uma atividade de alto impacto, o crossfit precisa de alimentos que garantam energia, mas que não sobrecarregue o organismo. Para os praticantes de crossfit os alimentos indispensáveis são o carboidrato e proteína. Por ter muitos movimentos de explosão (levantamento de muito peso em curto tempo).

2 - Natação: Por estarmos submersos, na maioria das vezes, o ideal é optar por comidas leves, mas que mantenham o corpo ativo, sem demandar muitas funções para o organismo. A energia durante a natação sempre precisa ser constante, por isso, as melhores fontes alimentares são os carboidratos.

3 - Lutas: Jiu Jitsu, boxe ou karatê, seja qual for o esporte, por ser um exercício de explosão e concentração, o praticante também precisa de uma alimentação mais equilibrada: Sempre utilizar um carboidrato de baixo Índice Glicêmico (que libera açúcar os poucos na corrente sanguínea) para sua energia ser sempre constante durante a luta. 

4 - Corrida: Embora nessa atividade valha levar em consideração o tempo, a velocidade e a distância percorrida, os alimentos que dão mais disposição devem sempre estar presente, pois garante a melhor reação metabólica, o gasto de energia e a força muscular para arrancadas e explosões dos músculos das pernas.

Esporte e hidratação: beber muita água é fundamental para o melhor desempenho físico

De alto ou baixo impacto, com ou sem explosão, o corpo deve sempre estar hidratado. Afinal, nosso corpo é composto por cerca de 60% de água e é ela a responsável por ajudar na eliminação das toxinas do organismo. Por isso, carregue sempre consigo uma garrafinha de água ou isotônicos naturais que ajudem a repor os sais minerais perdidos durante a prática das atividades.


TAEQ
Estagiária Cristiane Da Silva Camargo Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário