sexta-feira, 6 de setembro de 2019

                                        Fitoterapia 






Hoje em dia cerca de 80% da população mundial já utilizou ou utiliza produtos fitoterápicos. 
Isso se deve a inúmeros fatores,dentre eles,o baixo custo,fácil acesso e o avanço cientifico. As pesquisas têm contribuído bastante para o desenvolvimento e  descoberta das propriedades medicinais de inúmeras plantas bem como seus benefícios. Segundo a legislação sanitária brasileira medicamentos fitoterápicos são obtidos exclusivamente de matérias-primas ativas dos vegetais cuja segurança e eficacia estejam baseadas em evidencias clinicas,isto é,embasamento cientifico.
Se a fitoterapia é uma ciência que explora as características naturais de plantas,vegetais e frutas para curar doenças,é fácil de imaginar como a nutrição pode ser considerada importante nesse processo. A nutrição é a ciência da alimentação e explora as principais características dos produtos que fazem parte da nossa dieta diária e que ajudem a manter nosso organismo funcionando normalmente. Quando aliada a fitoterapia,a nutrição consegue dividir seus conhecimentos sobre os nutrientes e suas funcionalidades para ajudar no tratamento de varias doenças que podem ser controladas com a fitoterapia 

Plantas medicinais:
São plantas utilizadas na cura e tratamento de doenças,na visão popular. Nem tudo aquilo que se usa para tratar determinada doença é realmente benéfico e realmente serve. Precisamos tomar conhecimento de que,mesmo sendo um medicamento natural,as plantas podem causar problemas de saúde se forem usadas de maneira errada. 

Alguns principais fitoterápicos e suas indicações:


1) Alho: Utiliza-se o bulbo,sua indicação é no tratamento de hipercolesterolemia e expectorante.
2) Capim Santo: Utiliza-se em quadros leves de insonia e calmante suave
3) Guaraná: Muito utilizado pela sua propriedade estimulante. Mas não deve ser indicado para pessoas com ansiedade,hipertensão e problemas cardíacos.
4) Erva Doce: Seus frutos são indicados para distúrbios gastrointestinais,cólicas e como expectorante.
5) Anis Estrelado: Seu fruto é utilizado como expectorante na forma de chá,porém não deve ser consumido por gestantes.

Esses fitoterápicos são utilizados com muita frequência na medicina popular,nossas avós,mães e tias com seus conhecimentos fazem o uso dessas plantas. Entretanto,para fazer tratamento com fitoterápicos é importante que tenha o acompanhamento de um profissional de saúde uma vez que possuem propriedades farmacológicas e em alguns casos efeitos adversos a saúde. Portanto não deixe de consultar seu nutricionista e tire suas duvidas a respeito do fitoterápico. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário